Trump causa tumulto na ONU

Fontes: Página/12 - Imagem: O presidente Donald Trump se reuniu com a primeira-ministra britânica Burnham durante a Assembleia Geral das Nações Unidas. | Julia Demaree Nikhinson/AP


Ao assistir e ouvir o discurso de Donald Trump perante a Assembleia Geral, tentei recordar se havia algum precedente de um chefe de Estado ou de governo ameaçando "aniquilar" não apenas um país, mas uma civilização inteira, como fez o ocupante da Casa Branca em seu discurso de 22 de setembro. Essa ameaça, além disso, foi proferida no fórum diplomático mais importante do mundo: a abertura da 81ª sessão da Assembleia Geral da ONU. A busca se mostrou infrutífera. Houve declarações intimidatórias de alguns chefes de Estado dirigidas a inimigos ou adversários em outros fóruns ou reuniões do sistema das Nações Unidas, mas nunca nada tão criminoso quanto a declaração de Trump. Essa única frase, típica de um bandido que habita o submundo do crime e da delinquência, revela a extensão da decadência moral da liderança americana e sua rejeição das normas e princípios fundamentais que devem prevalecer nas relações internacionais para garantir a coexistência pacífica entre as nações.

Como podemos entender tal explosão? Vários fatores devem ser considerados para compreender — embora não para justificar — a bravata aberrante do presidente dos EUA. É o uivo de um animal mortalmente ferido tentando anunciar ao mundo o retorno de um imperialismo revitalizado, ou um superimperialismo, que possuiria poder absoluto para organizar o mundo de acordo com seus interesses. Sem pestanejar, Trump declarou que “os Estados Unidos estão de volta e mais fortes do que nunca, que sua economia é a inveja do mundo, suas forças armadas as mais poderosas” e que nossos avanços tecnológicos “são incomparáveis”, em uma referência velada à China.

O pano de fundo da ameaça criminosa de Trump é o desespero que ele sente por estar preso no atoleiro iraniano, para o qual foi empurrado pelo outro valentão da política mundial, Benjamin Netanyahu. Trump pode expulsar jornalistas da Casa Branca e insultá-los, como faz seu desacreditado bajulador, Javier Milei, mas ele sabe que já perdeu a guerra no Irã e está ciente do amplo consenso entre especialistas militares e civis dos EUA que confirmam isso. Ele não só perdeu essa guerra ao lado de Israel, como também não há um fim honroso à vista. O espectro de uma retirada humilhante como a que Joe Biden ordenou em 2021 para as tropas estacionadas no Afeganistão após vinte anos de guerra é um pesadelo que assombra o valentão nova-iorquino dia e noite. Se isso se materializasse, seria um golpe devastador para as ilusões de grandeza do magnata de uniforme laranja. A reação violenta de Trump decorre da dolorosa constatação de que, apesar de possuir um orçamento fenomenal (que será aumentado em cinquenta por cento no próximo ano), suas forças armadas são incapazes de derrotar um rival como o Irã, que tem sido alvo de quase meio século de agressões de todos os tipos por parte dos Estados Unidos e seus aliados.

Mas algo mais perturba sua compreensão: o outro pilar sobre o qual o império construiu sua supremacia por décadas, o dólar, está mostrando sinais inegáveis ​​de crescente fragilidade. Está perdendo terreno no comércio internacional e nas reservas dos bancos centrais, que entre 1980 e 2025 caíram de 67% para 56%, um processo alimentado, entre outros fatores, pela exorbitante dívida pública do governo dos Estados Unidos. Em contraste, no Sul Global, os países que compõem a Organização de Cooperação de Xangai e o BRICS, com suas políticas que promovem o uso de moedas locais para o comércio entre seus membros, estão ganhando crescente influência na economia global, em detrimento da influência decrescente do G7 sobre o PIB mundial.

A tudo isso se soma o desafio das eleições de meio de mandato, marcadas para 3 de novembro, nas quais Trump poderia perder o controle da Câmara dos Representantes e — embora muito mais difícil — também do Senado. Isso tornaria os dois últimos anos de seu governo um caso clássico de "pato manco", ou seja, um governo incapaz de implementar grandes iniciativas sem a aprovação de um Congresso dissidente. Daí a proposta incomum de dar a cada cidadão americano um bônus de US$ 5.000 caso o eleitorado lhe conceda maioria em ambas as casas, uma medida que Washington não hesitaria em condenar se fosse implementada em qualquer outro país. Daí também sua manipulação fantasiosa de dados e estatísticas econômicas, totalmente desprovida de respaldo empírico (no estilo habitual do presidente argentino), manipulação que não consegue esconder o fato de que o índice de aprovação de seu governo, medido por diversas pesquisas, varia entre 32% e 33%, uma queda acentuada em relação aos 47% registrados pelos mesmos institutos no início de seu mandato, em janeiro de 2025.

Mas a ameaça de “aniquilar” o Irã não foi a única bravata de Trump. A outra foi direcionada à América Latina e ao Caribe, quando ele advertiu que “não permitirá que ameaças contra os Estados Unidos criem raízes em qualquer lugar das Américas”, sem especificar em que consistiriam tais “ameaças”. A Venezuela bolivariana era uma “ameaça” à segurança nacional dos EUA? Cuba é agora? A Groenlândia, agora um protetorado de fato dos EUA, era uma ameaça? O México pode ser rotulado como uma “ameaça” quando, na realidade, esse país é vítima da extensa rede de operações intervencionistas orquestradas por inúmeras agências federais dos EUA contra o governo de Claudia Sheinbaum? Dito isso, ele acrescentou que, se necessário, Washington usaria todo o seu “poder militar incomparável” para proteger os interesses dos EUA. Ele também não hesitou em defender a operação de 3 de janeiro na Venezuela, que culminou no sequestro de Nicolás Maduro, a quem chamou de "ditador criminoso", e em exaltar o acordo petrolífero firmado com aquele país, justificando-o com outra frase que soou como um tiro no coração da Assembleia Geral da ONU: "aos vencedores, os despojos", neste caso, a enorme riqueza petrolífera e mineral da Venezuela, roubada por meio de uma operação militar massiva. Em relação a Cuba, afirmou que estavam em curso trabalhos para promover uma "mudança fundamental" na ilha, assolada pelo que chamou de "Estado absolutamente falido", e que havia incumbido Marco Rubio de tomar essa questão em suas próprias mãos. Obviamente, não fez qualquer menção ao bloqueio que sufoca a ilha há mais de seis décadas e ao qual os cubanos resistem com incrível heroísmo — um bloqueio intensificado nos últimos meses na esperança de concretizar essa "mudança fundamental" há muito almejada pela máfia anticastrista de Miami. Se há uma coisa da qual tenho certeza, é que Cuba saberá como enfrentar essa renovada agressão do império e que isso se tornará a ruína da carreira política de Marco Rubio. As palavras do ocupante da Casa Branca revelam claramente seu desejo de reconstruir o império americano, subordinando toda a região aos interesses dos Estados Unidos. Mas também é significativo que, em seu discurso de posse na Assembleia, o presidente Luiz Inácio "Lula" da Silva tenha afirmado enfaticamente que "o Brasil não é quintal de ninguém" — algo igualmente verdadeiro para os países da América Latina — ao mesmo tempo em que rejeitava a interferência dos EUA nos processos eleitorais latino-americanos, condenava mais uma vez o bloqueio contra Cuba e expressava sua preocupação com as crises na Venezuela e na Nicarágua.

Em resumo, este discurso anuncia que os Estados Unidos retornaram à era da “diplomacia das canhoneiras”, algo que, mesmo com a proliferação de governos de extrema-direita na região, é mais fácil dizer do que fazer. E no cenário internacional, propõe submeter quase o mundo inteiro — com as óbvias exceções da China, Rússia e Coreia do Norte — aos interesses e conveniências de Washington. Por isso, é pertinente relembrar o breve, porém contundente, discurso do presidente iraniano Masoud Pezeshkian, quando afirmou que seu país “não se ajoelhará nem se curvará” diante da agressão militar ou da pressão econômica exercida por Washington. Além disso, ele acusou Donald Trump (e seus peões políticos e midiáticos em todo o mundo) de “nos caracterizar como terroristas quando fomos vítimas do terrorismo dos Estados Unidos e de Israel”, assassinando meninas em suas escolas, a população civil nas ruas, dizimando a liderança política do Irã e matando ninguém menos que seu líder religioso, o Aiatolá Supremo Ali Khamenei, com os bombardeios indiscriminados de 28 de fevereiro de 2026.

Com seu discurso, Trump buscou evocar os fantasmas do passado que prosperaram em um ambiente internacional onde os Estados Unidos detinham hegemonia e poder incontestáveis. Mas mesmo que assim o deseje e faça ameaças criminosas, ele não pode retroceder o relógio da história. A era do imperialismo, com os Estados Unidos como a superpotência dominante e líder — ou como o xerife solitário, nas palavras de Samuel P. Huntington — está em retrocesso. É mais uma ficção, assim como a exaltação do "novo século americano" na década de 1990, que mal durou uma década. A outrora supremacia global dos Estados Unidos em cinco continentes está mortalmente ferida pelo advento irreversível de um mundo multipolar e pela proliferação de novas e formidáveis ​​concentrações de poder econômico, político e militar que, sem alarde, oferecem feroz resistência às ambições americanas. Como Fidel e Che alertaram, nessas circunstâncias o imperialismo buscará refúgio em sua retaguarda estratégica: a América Latina e o Caribe, agora renomeados como o "Escudo das Américas". Mas as mudanças ocorridas no último quarto de século nesta parte do mundo, e a crescente integração das economias da região com o centro de gravidade da economia global, localizado na Ásia, corroeram irremediavelmente a solidez que essa retaguarda outrora possuía. Consciente desse perigo, o imperialismo redobra sua agressão nesta parte do mundo. Pode até obter algumas vitórias parciais e momentâneas. Mas o projeto de transformar a América Latina e o Caribe em uma espécie de “superestado” morrerá antes mesmo de nascer, como já aconteceu no Canadá. Há pouco mais de vinte anos, nossos povos derrotaram a ALCA; não há dúvida de que também derrotarão o “Escudo das Américas”.

Publicado em  Página/12



Comentários