França: A República contra seus filhos

Fontes: Sem permissão



Estudantes do ensino médio estão se mobilizando por condições e recursos de estudo decentes. As autoridades estão respondendo com repressão chocante. Essa geração que entra na política é vista como um problema de ordem pública, não como uma força democrática.

Em Lille, cães policiais estão sendo usados ​​contra adolescentes. Em Sevran, a polícia montada os persegue pelas ruas. Em toda a França, desde segunda-feira, houve investidas policiais violentas, imobilizações e estrangulamentos, gás lacrimogêneo, granadas de efeito moral e até balas de borracha. Essa repressão, filmada por milhares de celulares, inunda as redes sociais e choca os pais. As imagens alimentam a mobilização. Nesta quinta-feira de manhã, estudantes do ensino médio da região de Paris se reúnem em Saint-Denis, que se tornou o epicentro do movimento: os subúrbios finalmente estão no centro das atenções.

Neste momento, o balanço é o seguinte: 625 prisões, 119 estudantes e funcionários do sistema nacional de ensino feridos e três inquéritos abertos pelo IGPN (Instituto Geral de Segurança Pública) contra agentes da polícia. Mas o Ministro do Interior, Laurent Nuñez, congratula-se com a extrema “proporcionalidade” das intervenções policiais — imagine se não tivessem sido contidas! A esta juventude que exige igualdade, justiça e recursos para as escolas, o Estado responde com repressão, com uma intensidade insuportável. François Mitterrand compreendeu isto: “Se a juventude nem sempre tem razão, a sociedade que a ignora e ataca está sempre errada”.

Certamente, bloquear a escola é ilegal, ainda mais do que fazer piquetes. Sim, os danos materiais são frequentemente deploráveis. Sim, os estudantes também provocam a polícia. Mas isso não justifica o nível de violência na resposta do Estado. Felizmente, outros agentes do próprio Estado, particularmente funcionários da educação nacional, se envolvem e defendem seus alunos: formam correntes humanas para bloquear a rua e filmam as intervenções policiais com seus celulares. Os representantes eleitos, quase todos objetores de consciência, com seus lenços azuis, brancos e vermelhos sobre os ombros, tentam mediar e agir como escudos para evitar o pior.

Esses estudantes do ensino médio estão tendo sua primeira experiência política. Nem todos ainda têm direito a voto, e sua primeira ação coletiva envolve um bloqueio, uma manifestação, uma intervenção. Podemos discutir (com eles, é melhor) seus métodos, seus excessos, seus erros. Mas que tipo de democracia pretende ensinar cidadania pela força? Dizem repetidamente a eles que são o futuro da República. É hora de considerá-los também o seu presente. A forma como o Estado se refere a eles também é significativa: nas palavras dos ministros, esses jovens não são mais estudantes do ensino médio, mas sim arruaceiros urbanos.

Uma democracia não pode exigir a confiança daqueles a quem se recusa a ouvir, exceto como uma perturbação que deve ser sufocada. Os adolescentes não precisam ser irrepreensíveis para terem seus direitos garantidos. Do contrário, a primeira lição política dada a esta geração será talvez a mais perigosa: aprender a desconfiar da República antes mesmo de terem tido tempo de acreditar nela.

Nesse contexto, o prefeito de Saint-Denis pelo LFI, Bally Bagayoko, volta a ser alvo de críticas: sua imensa popularidade entre os jovens permite que ele dialogue com eles. Trata-se de um poder que os ministros da educação ou do interior, os prefeitos ou os comissários de polícia simplesmente não possuem. É esse diálogo que o prefeito de Saint-Denis busca e mantém quando afirma que “a violência pode ser legítima, mas é melhor evitá-la”. Ao não insultar esses jovens mobilizados, ao não condenar a priori suas formas de expressão , Bally Bagayoko mantém uma conexão com eles; ele permanece um elo entre o movimento e as instituições democráticas. Vamos lá, ministros, façam melhor!

Obviamente, a LFI não está por trás do movimento social dos estudantes do ensino médio. Nenhum político ou sindicato seria capaz de criar um movimento assim, muito menos canalizá-lo ou manipulá-lo. É uma ideia absurda e conspiratória. Mas a LFI quer ser um canal para suas reivindicações. Ela se aproveita da raiva, encorajando-os: vocês têm razão, suas reivindicações são legítimas, estamos do lado de vocês. É isso que Bruno Retailleau não tolera, e é por isso que ele agora pede a proibição da La France Insoumise.

Após 10 anos de governo Macron, todos, inclusive estudantes do ensino médio, sabem que não há nada a esperar do governo. O que fazer com esse desejo de participação entre os jovens? Primeiro, pedir aos responsáveis ​​pela polícia que controlem seus excessos violentos. Segundo, não votar em um orçamento insuficiente para os serviços públicos. Terceiro, alocar, se possível, recursos adicionais para escolas e universidades. E, em alguns meses, as eleições presidenciais poderão oferecer uma saída .

Texto original: https://regards.fr/la-republique-contre-ses-enfants/, traduzido do francês por Enrique García.

Pablo Pillaud-Vivien é ator e editor-chefe da revista francesa Regards.



Comentários