Fontes: Sem permissão
Estudantes do ensino médio estão se mobilizando por condições e recursos de estudo decentes. As autoridades estão respondendo com repressão chocante. Essa geração que entra na política é vista como um problema de ordem pública, não como uma força democrática.
Em Lille, cães policiais estão sendo usados contra adolescentes. Em Sevran, a polícia montada os persegue pelas ruas. Em toda a França, desde segunda-feira, houve investidas policiais violentas, imobilizações e estrangulamentos, gás lacrimogêneo, granadas de efeito moral e até balas de borracha. Essa repressão, filmada por milhares de celulares, inunda as redes sociais e choca os pais. As imagens alimentam a mobilização. Nesta quinta-feira de manhã, estudantes do ensino médio da região de Paris se reúnem em Saint-Denis, que se tornou o epicentro do movimento: os subúrbios finalmente estão no centro das atenções.
Neste momento, o balanço é o seguinte: 625 prisões, 119 estudantes e funcionários do sistema nacional de ensino feridos e três inquéritos abertos pelo IGPN (Instituto Geral de Segurança Pública) contra agentes da polícia. Mas o Ministro do Interior, Laurent Nuñez, congratula-se com a extrema “proporcionalidade” das intervenções policiais — imagine se não tivessem sido contidas! A esta juventude que exige igualdade, justiça e recursos para as escolas, o Estado responde com repressão, com uma intensidade insuportável. François Mitterrand compreendeu isto: “Se a juventude nem sempre tem razão, a sociedade que a ignora e ataca está sempre errada”.
Certamente, bloquear a escola é ilegal, ainda mais do que fazer piquetes. Sim, os danos materiais são frequentemente deploráveis. Sim, os estudantes também provocam a polícia. Mas isso não justifica o nível de violência na resposta do Estado. Felizmente, outros agentes do próprio Estado, particularmente funcionários da educação nacional, se envolvem e defendem seus alunos: formam correntes humanas para bloquear a rua e filmam as intervenções policiais com seus celulares. Os representantes eleitos, quase todos objetores de consciência, com seus lenços azuis, brancos e vermelhos sobre os ombros, tentam mediar e agir como escudos para evitar o pior.
Esses estudantes do ensino médio estão tendo sua primeira experiência política. Nem todos ainda têm direito a voto, e sua primeira ação coletiva envolve um bloqueio, uma manifestação, uma intervenção. Podemos discutir (com eles, é melhor) seus métodos, seus excessos, seus erros. Mas que tipo de democracia pretende ensinar cidadania pela força? Dizem repetidamente a eles que são o futuro da República. É hora de considerá-los também o seu presente. A forma como o Estado se refere a eles também é significativa: nas palavras dos ministros, esses jovens não são mais estudantes do ensino médio, mas sim arruaceiros urbanos.
Uma democracia não pode exigir a confiança daqueles a quem se recusa a ouvir, exceto como uma perturbação que deve ser sufocada. Os adolescentes não precisam ser irrepreensíveis para terem seus direitos garantidos. Do contrário, a primeira lição política dada a esta geração será talvez a mais perigosa: aprender a desconfiar da República antes mesmo de terem tido tempo de acreditar nela.
Nesse contexto, o prefeito de Saint-Denis pelo LFI, Bally Bagayoko, volta a ser alvo de críticas: sua imensa popularidade entre os jovens permite que ele dialogue com eles. Trata-se de um poder que os ministros da educação ou do interior, os prefeitos ou os comissários de polícia simplesmente não possuem. É esse diálogo que o prefeito de Saint-Denis busca e mantém quando afirma que “a violência pode ser legítima, mas é melhor evitá-la”. Ao não insultar esses jovens mobilizados, ao não condenar a priori suas formas de expressão , Bally Bagayoko mantém uma conexão com eles; ele permanece um elo entre o movimento e as instituições democráticas. Vamos lá, ministros, façam melhor!
Obviamente, a LFI não está por trás do movimento social dos estudantes do ensino médio. Nenhum político ou sindicato seria capaz de criar um movimento assim, muito menos canalizá-lo ou manipulá-lo. É uma ideia absurda e conspiratória. Mas a LFI quer ser um canal para suas reivindicações. Ela se aproveita da raiva, encorajando-os: vocês têm razão, suas reivindicações são legítimas, estamos do lado de vocês. É isso que Bruno Retailleau não tolera, e é por isso que ele agora pede a proibição da La France Insoumise.
Após 10 anos de governo Macron, todos, inclusive estudantes do ensino médio, sabem que não há nada a esperar do governo. O que fazer com esse desejo de participação entre os jovens? Primeiro, pedir aos responsáveis pela polícia que controlem seus excessos violentos. Segundo, não votar em um orçamento insuficiente para os serviços públicos. Terceiro, alocar, se possível, recursos adicionais para escolas e universidades. E, em alguns meses, as eleições presidenciais poderão oferecer uma saída .
Texto original: https://regards.fr/la-republique-contre-ses-enfants/, traduzido do francês por Enrique García.Pablo Pillaud-Vivien é ator e editor-chefe da revista francesa Regards.
Comentários
Postar um comentário
12