
Com o estabelecimento dos Estados-nação latino-americanos, o século XIX consolidou regimes oligárquicos com economias voltadas à exportação primária que, embora pré-capitalistas, eram regidas por princípios econômicos liberais. Assim, não havia Estados para orientar ou intervir na economia, pois as atividades produtivas, o comércio, o setor bancário e outros serviços estavam nas mãos de agentes privados. O que hoje chamamos de “setores estratégicos” era tipicamente controlado por capital estrangeiro, especialmente britânico e americano, em diversas áreas: ferrovias, portos e, no final do século, enclaves de mineração, além de companhias petrolíferas.
A ascensão dos Estados Unidos, a Segunda Revolução Industrial (petróleo, eletricidade e máquinas baseadas em seu uso) e o início do desenvolvimento capitalista em alguns países latino-americanos (Argentina, Brasil, Chile e México) alimentaram sentimentos nacionalistas que exigiam soberania sobre seus próprios recursos. O ponto de partida foi a Revolução Mexicana (1910); mas esse caminho foi claramente definido após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, sobretudo, na esteira da Grande Depressão de 1929. Foi o México, sob o governo de Lázaro Cárdenas, o primeiro a nacionalizar o petróleo (1938). A partir da década de 1930, consolidou-se o princípio do controle estatal sobre recursos naturais, bens e serviços “estratégicos”, princípio fortalecido pelos governos “populistas” da Argentina, sob Juan Domingo Perón, e de Getúlio Vargas no Brasil. Esse processo ocorreu paralelamente ao impulso da industrialização por substituição de importações (ISI). A Revolução Boliviana de 1952 também teve como objetivo defender e controlar os recursos fundamentais do país.
Contudo, os processos de desenvolvimento da década de 1950, e mais claramente e extensivamente o desenvolvimentismo da década de 1960, levaram ao fortalecimento das capacidades estatais e ao seu controle sobre bens e serviços estratégicos: telefonia e comunicações, serviços postais, eletricidade, petróleo, mineração, água e outros recursos naturais. A Revolução Cubana (1959) seguiu um caminho diferente, pois as nacionalizações fizeram parte da construção do socialismo e das políticas para confrontar a interferência dos EUA e o brutal e crescente bloqueio à sua economia, que Cuba conseguiu contrariar, em grande parte e até o final da década de 1980, graças ao apoio da União Soviética. Já no Chile, foi o governo do democrata-cristão Eduardo Frei (1964-1970) que nacionalizou o cobre. E no Equador, uma junta militar anticomunista e pró-EUA (1963-1966) inaugurou o desenvolvimentismo, ao mesmo tempo que definia os setores estratégicos do país. Outro governo militar, o “Nacionalismo Revolucionário” liderado pelo General Guillermo Rodríguez Lara (1972-1976), ao contrário do militarismo macarthista da década anterior, nacionalizou literalmente o petróleo e fortaleceu o controle estatal sobre bens e serviços estratégicos.
A partir da década de 1980, o ciclo desenvolvimentista foi sucedido pelo neoliberalismo , induzido pelo FMI após a crise da dívida externa que eclodiu inicialmente no México (1982) e se espalhou por toda a América Latina. Esse processo foi iniciado, mesmo antes da crise da dívida, pelo regime militar de Augusto Pinochet (1973-1990), que transformou o Chile em um exemplo paradigmático de economia neoliberal, na qual o mercado “livre” e a iniciativa privada se tornaram os senhores de um modelo que, em última análise, resultou em morte, assassinatos, tortura e desaparecimentos forçados, ataques contra organizações sociais e trabalhistas e a violação sistemática dos direitos humanos. Com tal histórico, a “privatização” de todos os bens públicos tornou-se um slogan empresarial. Em diversos países latino-americanos, comunicações, petróleo, mineração, água, eletricidade, estradas, rodovias e ruas, portos, ferrovias e empresas públicas de todos os tipos foram privatizadas. Não apenas o Chile, mas também Argentina, Brasil, Peru e México podem ser destacados.
Como reação a esse ciclo, que na região significou a rápida modernização das empresas privadas, com a reconcentração de riqueza e prosperidade para os negócios e mercados, mas com a deterioração estrutural das condições de vida e de trabalho da população, a entrada da América Latina no século XXI trouxe um novo e inédito ciclo de governos progressistas . Esses governos rejeitaram a via neoliberal e restauraram o papel econômico do Estado, além de promover políticas sociais genuínas. Foi um esforço conjunto, ainda que em ritmos diferentes, para estabelecer economias sociais com mercados e para o Bem Viver (Buen Vivir ), conceito consagrado nas Constituições do Equador (2008) e da Bolívia (2009). Posteriormente, novos governos de direita retomaram o rumo das economias corporativas, enquanto poucos países conseguiram manter a trajetória das economias sociais para o Bem Viver, notadamente o Brasil sob Lula da Silva e, sobretudo, o México sob Andrés Manuel López Obrador e Claudia Sheinbaum.
Em todo caso, a compreensão tradicional de bens e serviços estratégicos mudou rapidamente. Sistemas eletrônicos, internet, inteligência artificial (IA), cibersegurança, geopolítica da computação em nuvem, dados pessoais de cidadãos (registro civil), bem como dados médicos, e certos recursos ecológicos, como água, florestas, minerais críticos e elementos de terras raras, adquiriram inegável valor estratégico, compelindo os países latino-americanos a tomarem medidas para defender sua soberania nacional e preservar o desenvolvimento social. Alguns países (Brasil, Chile, México, Uruguai) avançaram com políticas nessas questões, que ainda estão em estágios iniciais ou não são consideradas em nível regional. No entanto, toda a região está exposta ao intervencionismo da Doutrina Donroe do Corolário Trump, que considera toda a gama de bens e serviços estratégicos como parte da segurança nacional dos Estados Unidos.
Consequentemente, embora os esforços de privatização relativos a bens e serviços estratégicos tradicionais continuem na região, as forças progressistas terão de formular novas políticas para que os Estados possam fortalecer as suas capacidades nesses setores e agora também nos novos setores do século XXI, como os já mencionados, que não podem ser sujeitos à gestão privada, muito menos nas mãos exclusivas de gigantescas empresas monopolistas que dominam internacionalmente e já suscitaram alarme global.
Existem vários exemplos significativos: o upload de informações para a nuvem leva à transferência de dados para serviços de empresas estrangeiras nos EUA, o que levou o Brasil e o México a reforçarem as regulamentações para impedir que dados nacionais saiam de suas fronteiras. No entanto, o Microsoft Azure e o Google Cloud são instalados localmente, oferecendo uma espécie de "nuvem soberana", mas que permanece sob o controle das grandes corporações, e não dos Estados. Os ataques de hackers também se tornam ameaças maiores com o uso da IA, que tem a capacidade de roubar dados e informações de cidadãos e governos (phishing, ransomware), podendo até mesmo levar à extorsão cibernética. A infraestrutura de IA, por si só, requer enormes quantidades de eletricidade e milhões de litros de água doce, gerando ruído significativo, o que impacta negativamente a relação humana com o meio ambiente, uma questão particularmente sensível na América Latina.

Comentários
Postar um comentário
12