
Todo dia 21 de setembro, desde 1981, a Assembleia Geral das Nações Unidas comemora o Dia Internacional da Paz e, parafraseando Eduardo Galeano: O mundo está “de cabeça para baixo” porque, para ser bem honesto, estes tempos têm sido tempos de guerras; abertas ou secretas, mas guerras mesmo assim.
É claro que alguns estão felizes com o que está acontecendo. A indústria armamentista está satisfeita, registrando lucros extraordinários. Milhares e milhares de seres humanos estão morrendo na guerra e, com eles, milhões de outros são forçados a fugir, escapando do próprio inferno.
O Instituto Internacional de Pesquisa da Paz de Estocolmo (SIPRI) afirmou em seu relatório mais recente que os gastos militares cresceram 2,9%, atingindo US$ 2,89 trilhões em 2025. Há muito dinheiro para a guerra, mas não o suficiente para construir confiança, paz e justiça social.
Os ataques contra o Irã continuam, assim como as represálias iranianas contra seus agressores, ceifando centenas de vidas e deixando milhares de feridos, além de destruição após destruição. A mesma destruição que testemunhamos nos ataques contínuos de Israel, com o apoio dos EUA, contra a Palestina. Esses ataques continuam em menor escala, mas ainda semeiam morte e terror entre a população. A ocupação de nossa sofrida Palestina persiste. E a lista continua: os ataques ao Líbano e ao Iêmen continuam.
Da mesma forma, a guerra na Ucrânia continua. Um dia a Ucrânia ataca a Rússia, no dia seguinte a Rússia ataca a Ucrânia. Esses dois países, outrora considerados irmãos devido às suas histórias, línguas e culturas compartilhadas, foram tomados pelo vírus ocidental — as maquinações e a orquestração da revolução Euromaidan na Ucrânia em 2014, que culminou em um golpe de Estado — e abriram as portas para histórias trágicas de guerra civil interna e, consequentemente, para a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Como um filme que se repete infinitamente, como um pesadelo, continuamos a assistir aos Estados Unidos e à União Europeia que, em vez de se esforçarem para pôr fim aos conflitos e realizar negociações de paz que permitissem um cessar-fogo definitivo, decidiram, na última reunião da OTAN em Ancara, na Turquia, em julho passado, entregar um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de 70 bilhões de euros. Como você lê, bilhões para perpetuar a guerra e a morte. Fazem o mesmo ao continuarem a vender e enviar armas para Israel.
A terra da liberdade e da democracia, os Estados Unidos, continua liderando o ranking com o maior orçamento militar do mundo, semeando caos, guerras, golpes de Estado, perseguição e imposições por toda parte. O sequestro do presidente venezuelano Nicolás Maduro por um comando militar americano, e tudo o que foi mencionado acima, viola, mais uma vez, o direito internacional, que os EUA deveriam ser obrigados a respeitar. Mas eles continuam fazendo o que bem entendem. Continuam se achando donos do mundo.
Ao escrevermos este artigo, também é impossível esquecer o que continua acontecendo no Sudão. Após um golpe militar em outubro de 2021, o país mergulhou em uma guerra civil que causou dezenas de milhares de mortes, deslocou milhões de pessoas e levou a uma fome generalizada. Nas palavras da UNICEF , “o Sudão está vivenciando a maior emergência de deslocamento interno do mundo, com mais de 9 milhões de pessoas forçadas a fugir de suas casas, incluindo milhões de crianças”.
Não posso deixar de mencionar que terminei recentemente de ler o livro de Ryszard Kapuscinski, Outro Dia de Vida , que narra o "êxodo branco", a tragédia e a libertação de Angola. Infelizmente, a história do continente africano deve continuar a encher toda a humanidade de vergonha pelos milhões de escravos que foram forçados a trabalhar, vendidos como gado, exportados para vários cantos do mundo, tendo sua dignidade humana violada.
Também devemos lembrar de toda a pilhagem e morte semeadas na África pelos países “civilizados” da Espanha, Reino Unido, Bélgica, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido. Da mesma forma, devemos lembrar que os EUA e o Brasil, entre outros, abusaram de pessoas escravizadas durante anos até a abolição da escravatura. Como disse o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, nosso povo no Sul Global não é pobre; pelo contrário, foi empobrecido pelas nações mais prósperas do mundo.
Ao comemorarmos esta data em 21 de setembro, a perspectiva é sombria. De acordo com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, “Atualmente, existem mais de 130 conflitos armados no mundo, o dobro do número de 15 anos atrás. Os conflitos estão durando mais tempo, tornando-se cada vez mais complexos e afetando gerações inteiras.”
As últimas pérolas. O secretário da Força Aérea dos EUA, Troy Meink, afirmou na conferência Air, Space and Cyber em Maryland que "os Estados Unidos têm armas de controle espacial em órbita capazes de defender a Força Conjunta contra ações hostis de adversários", assim, sem mais nem menos.
Nem mesmo o espaço sideral escapará da existência de armas letais que pairarão sobre nossas cabeças. Que loucura é essa? E o que aconteceu com o "Tratado sobre os Princípios que Regem as Atividades dos Estados na Exploração e Uso do Espaço Exterior, incluindo a Lua e Outros Corpos Celestes", que os próprios EUA promoveram na década de 1960 e que proíbe o envio de armas para o espaço sideral?
Como se a tragédia palestina não bastasse, os Estados Unidos venderão 40 mil bombas pesadas para Israel, segundo informações divulgadas pelo The Washington Post . No momento da publicação deste texto, a imprensa também noticiava que os EUA venderiam mais armas para a Ucrânia e, para piorar a situação, os EUA querem estabelecer uma base militar na Polônia, uma clara ameaça à Rússia. Enquanto isso, exercícios militares continuam na Europa, no Mar Báltico e perto da Rússia, e os preparativos para uma possível guerra entre a OTAN e a Rússia prosseguem.
É provável que pouquíssimas pessoas sequer saibam que as Nações Unidas instituem e comemoram o Dia Internacional da Paz. Há muitos motivos para preocupação, pois mesmo que estivéssemos a salvo de balas e mísseis, um senso de responsabilidade, consciência e humanismo deve prevalecer e se opor àqueles que desejam continuar destruindo este mundo. Além disso, as guerras, por mais distantes que pareçam, geram uma crise econômica global.
Por isso é tão importante manifestar-se, denunciar a prática da guerra, exigir cessar-fogo e negociações de paz onde houver conflitos e clamar pelo fim da corrida armamentista. Portanto, o ativismo pela paz é fundamental.
Nestes tempos difíceis, é também importante que os nossos países abandonem a subserviência que se sentem obrigados a aceitar em relação aos EUA, a Israel ou à União Europeia. Não sejamos cúmplices através do nosso silêncio. É urgente reconstruir e fortalecer as Nações Unidas para que se tornem verdadeiramente uma organização com poder suficiente para pôr fim a tanta loucura e a tantas guerras.
Pablo Ruiz é jornalista e graduado pela Academia de Humanismo Cristiano. Coordena o Observatório para o Fechamento da Escola das Américas no Chile (organização afiliada à World BEYOND War e ao International Peace Bureau). É editor da revista El Derecho de Vivir en Paz (www.derechoalapaz.org).
Comentários
Postar um comentário
12