A derrota do progressismo no Brasil, um alerta para o continente.

Fontes: Rebelião [Imagem: Um número significativo de pessoas vulneráveis, como catadores de materiais recicláveis, apesar de se beneficiarem das políticas redistributivas do governo Lula, fazem parte deste grande grupo abstencionista. Créditos: Wilson Dias/Agência Brasil]


Neste artigo, o autor analisa o panorama latino-americano em relação à evolução política do Brasil.

A derrota do progressismo no primeiro turno das eleições no Brasil pode ser interpretada como a porta de entrada para uma colonização da América Latina em uma nova escala, incluindo desta vez a Groenlândia e a Antártica (o quintal se expandiu com Donald Trump), com o agravante de que o território ameaça ser militarizado em termos superlativos, para ser usado como local de experimentação para Inteligência Artificial de guerra.

A derrota eleitoral de Lula (neste primeiro turno) soma-se às recentes perdas de movimentos progressistas no Equador e na Colômbia. A campanha eleitoral brasileira foi marcada pela falta de propostas, com os principais problemas nacionais ausentes do debate e substituídos por medo, insultos e notícias falsas. 

A tragédia venezuelana, que evidenciou o desaparecimento de estruturas e normas do século XX, evidente desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca em janeiro de 2025, somou-se à obsessão de cinquenta anos em destruir a Revolução Cubana, os golpes de Estado e as guerras sujas do século XX que assolaram os países latino-americanos durante décadas.

A região permanece abalada pela crescente interferência dos Estados Unidos, como demonstrado pela intervenção militar na Venezuela para sequestrar o presidente Nicolás Maduro e confiscar o petróleo do maior produtor mundial. Isso é agravado pela pressão de Washington sobre a Argentina e outros países para reduzir a influência chinesa, e pelos ataques a embarcações no Caribe e no Pacífico sob o pretexto de combater o narcotráfico.

Isso dificilmente serve de desculpa, pois o próprio presidente Donald Trump concedeu indulto ao ex-presidente hondurenho Jo Hernández, condenado a 45 anos de prisão por tráfico de toneladas de drogas: essa interferência dos EUA está aumentando.

Mas no Brasil, é o povo que elege os Bolsonaros, porém não podemos esquecer que existe uma organização sociopolítica em ação, por meio de igrejas evangélicas financiadas pelos Estados Unidos. E existe uma estratégia de comunicação, uma campanha de desinformação, uma campanha de manipulação, principalmente por meio das redes sociais, onde opera o poder multiplicador dos algoritmos.

Pode parecer surpreendente que os candidatos de direita derrotados no Brasil estejam evitando apoiar Bolsonaro no segundo turno. Esses candidatos desqualificados, que representam 8% do eleitorado, declaram-se neutros, mas é provável que uma parcela significativa de seus eleitores agora passe a apoiar Bolsonaro.

O suicídio do progressismo

O suicídio eleitoral do progressismo moderno reside na adoção de um consenso estéril que trocou a promessa de igualdade material pela sedução do livre mercado, alimentando a raiva dos esquecidos que agora coroa os líderes autoritários, observa Fernando Nogueira da Costa, professor titular do Instituto de Economia da Unicamp.

A política do ressentimento na classe trabalhadora é um conceito sociológico e político que descreve os sentimentos de frustração, abandono e injustiça percebidos pelos trabalhadores. Eles sentem uma perda de seu status econômico, social e cultural. Esse fenômeno é analisado para explicar a mudança de certos setores da classe trabalhadora tradicional em direção a discursos populistas e de direita, acrescenta ele.

Os resultados das eleições dominaram as manchetes dos principais veículos de comunicação. O New York Times  afirmou que a “disputa poderia definir o futuro da América Latina” e citou temores de interferência do governo Trump nas eleições brasileiras. “Um escândalo de corrupção generalizado envolvendo grande parte da elite política e do judiciário — incluindo o próprio Flávio Bolsonaro — diminuiu o entusiasmo dos eleitores”, observou o NYT , referindo-se à crise do Banco Master. 

  “Os dois principais candidatos apresentam planos opostos para o futuro da maior democracia da América Latina. As divergências incluem a concessão de acesso preferencial aos Estados Unidos para a exploração de elementos de terras raras, a proteção da Amazônia contra o desmatamento e o distanciamento das relações com a China”, acrescenta. 

O artigo também afirma que o resultado é uma “vitória surpreendente para um populista de direita envolvido em escândalos”. E destaca que o Partido dos Trabalhadores (PT) de Lula, assim como a esquerda nos Estados Unidos, está desconectado de sua base. O NYT indica ainda que o resultado do primeiro turno no Brasil “poderia remodelar a região e as relações com Washington”.

O jornal britânico  The Guardian  afirmou que Flávio entra no segundo turno como favorito e deve se beneficiar da migração de votos de candidatos com menos representatividade. "A extrema direita brasileira teve um desempenho ainda melhor do que o esperado", observou o jornal, citando "diversos políticos alinhados a Bolsonaro que venceram eleições para o Congresso ou para governos estaduais". Citando aliados do governo Lula, o jornal também descreveu as eleições brasileiras como "uma batalha crucial na luta contra o movimento de extrema direita que, há menos de quatro anos, semeou o caos na capital, Brasília", referindo-se à tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2013.

24 anos após a primeira batalha

Agora com mais de oitenta anos, Lula enfrentará sua maior batalha eleitoral desde sua primeira eleição em 2002. Ele terá que reverter a abstenção dos eleitores mais pobres, recuperar os votos perdidos em todos os estados do Nordeste, melhorar seu desempenho em São Paulo e Minas Gerais — onde foi derrotado — e disputar os votos dados no primeiro turno a Renan Santos (Missão), Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo).

Vale ressaltar que, desde a redemocratização do Brasil em 1988, nunca houve mudança no resultado entre o primeiro e o segundo turno. Lula recebeu 45,1% dos votos no primeiro turno, ficando atrás de Flávio Bolsonaro, que obteve 47%. O resultado de Lula foi significativamente inferior ao seu desempenho no primeiro turno das eleições de 2022: o candidato do PT recebeu 3,5 milhões de votos a menos do que naquela eleição.

Segurança

O problema da insegurança assola os principais centros urbanos. Uma parcela significativa de seus territórios, especialmente onde vivem os mais pobres, já caiu nas mãos de narcotraficantes e/ou milícias que mal se distinguem umas das outras, extorquindo as populações sob seu controle. A corrupção, cujo epicentro é Brasília — também conhecida como a "ilha da fantasia" — permeia todos os cantos do país. A grande maioria dos eleitores percebe os candidatos como desonestos. Um oportunista surge do nada, funda um banco, suborna líderes políticos, ministros do Supremo Tribunal Federal e funcionários do Banco Central, saqueia as economias dos aposentados e agora se prepara para participar de um acobertamento em larga escala que já está em andamento.

De que adianta falar em soberania nacional quando as comunicações do país, incluindo aquelas que viabilizam a informação e a movimentação das Forças Armadas, estão nas mãos de corporações transnacionais? O país precisa de uma política de ciência e tecnologia de longo prazo, mas nenhum candidato se comprometeu com propostas nesse sentido. Não se pode esquecer que, recentemente, vários generais estiveram envolvidos em uma conspiração golpista que quase destruiu a democracia, revelando a verdadeira natureza da ideologia de Bolsonaro. A conspiração contou com apoio em diversos setores. Isso porque as academias militares continuam formando oficiais imbuídos de ideias ultrapassadas da Guerra Fria.

À medida que o mundo entra numa fase marcada por uma multipolaridade profundamente instável, que apresenta novos desafios, e enquanto a administração Trump, nos Estados Unidos, declara as Américas sua "esfera de influência", nossos cadetes continuam sendo assediados por líderes de extrema-direita na luta contra o "inimigo interno". Talvez o Brasil tenha passado de estar à beira do abismo para já ter caído nele, observa Daniel Aarão Reis. Existe algum plano para reconciliar as Forças Armadas com a democracia? Para incutir nos oficiais a noção republicana básica de que são servidores públicos fardados?, questiona ele.

Hoje, em meio a uma ofensiva em larga escala da direita mais reacionária e dependente, o progressismo, a esquerda permanece presa em seu labirinto, incapaz de redesenhar seu caminho, afastando-se do resgate do pensamento crítico e da construção de novas democracias a partir da base. A constante denúncia e lamúria, muitas vezes confundida com resistência, soa mais como derrotismo do que como uma visão para o futuro.

Os resultados das eleições brasileiras em todos os níveis de poder colocam o movimento de extrema-direita Bolsonaro na vanguarda da política nacional. O segundo turno, em 25 de outubro, será decisivo.

Aram Aharonian é um jornalista e especialista em comunicação uruguaio. Possui mestrado em Integração. É o criador e fundador da Telesur. Preside a Fundação para a Integração Latino-Americana (FILA) e dirige o Centro Latino-Americano de Análise Estratégica (CLAE).



Comentários