A guerra cultural da extrema-direita no Brasil

Fontes: Derrubando Muros [Imagem: Os mundos por trás de Lula e Bolsonaro. Créditos: Gustavo Veiga]


Em tom de cruzada, o neofascismo representado por Flávio Bolsonaro chegou ao limiar de uma vitória no segundo turno. Quais armas ele está usando para tentar eliminar Lula e o que resta do socialismo do século XXI na região? O papel dos EUA, dos tecnofeudalistas e da Rede Rockbridge, do vice-presidente americano JD Vance e de Peter Thiel, residente em Buenos Aires e admirador de Javier Milei. Um resumo do que aconteceu nos últimos dias e do que ainda está por vir.

A batalha cultural, que não é uma batalha, mas uma guerra, está em curso com uma ferocidade sem precedentes. Hoje se desenrola no Brasil, amanhã em outro país, e assim continuará. Eduarda Campopiano, de 23 anos, tornou-se a deputada estadual mais jovem de São Paulo com uma retórica homofóbica e antifeminista. Em Santa Catarina, Júlia Zanatta, do Partido Liberal (PL), partido de Bolsonaro, recebeu a maioria dos votos no estado, utilizando um chicote como símbolo de campanha — o mesmo instrumento com o qual os senhores de escravos torturavam a população negra.

  Em sua tentativa de reconfigurar o sistema global, a extrema-direita já está à beira de mais uma vitória eleitoral. Por ora, não é definitiva, pois haverá um segundo turno no Brasil. Mas deu um passo adiante. De Gaza aos Estados Unidos, onde um bufão governa, vemos e sentimos isso diariamente. Nas redes sociais, na grande mídia e na máquina hipnótica das igrejas online que nos dizem que um mundo melhor é possível. Não na Terra, mas em um reino celestial.

  A gama de atrocidades apresenta diversas nuances. Bombardeios com inteligência artificial fornecida pelos tecnofeudalistas do Vale do Silício, pogroms na Palestina, imigrantes deportados em todo o mundo, um racismo latente constante e, sobretudo, uma vontade de destruir sistematicamente as já frágeis democracias.

  Essa agressão global se manifesta até mesmo em um tom teatral e satírico em certos locais de votação. Isso aconteceu em Miami, e não nas próximas eleições de meio de mandato nos EUA. Como se fosse uma prévia dessas eleições, um homem de 46 anos foi preso pelas autoridades no campus Kendall do Miami-Dade College (MDC). Não eram senadores ou deputados americanos que estavam sendo eleitos ali. No domingo, 4 de abril, os brasileiros votavam nas eleições gerais de seu país.

  Segundo o boletim de ocorrência, o suspeito — identificado como Danilo Alves Silva — vestia roupas e jaqueta com o emblema do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE). Seria isso um ensaio para o que a extrema direita, liderada por Trump, poderia tentar? De acordo com o NBC6, um site de notícias de Miami, o homem, um neofascista disfarçado com o uniforme do temido ICE, foi flagrado em um local de votação "discutindo verbalmente com pessoas que iam votar".

  Se a Argentina foi usada como laboratório para um dos muitos experimentos, o Brasil está seguindo o mesmo caminho rumo a uma distopia. Mas o problema para a extrema direita ou o neofascismo é Lula. Um líder carismático e persistente que nunca desiste e lutará qualquer batalha que tenha que lutar no dia 25 de outubro.

  Dos Estados Unidos e do Estado sionista de Israel, arquitetos dessa política representados por Trump e Netanyahu, já se forjou o epitáfio para o socialismo do século XXI, que começou com aquela frase cunhada por Hugo Chávez para definir os movimentos progressistas da época. Mas não lhes convém apressar as coisas. “A vida dá surpresas, a vida dá surpresas”, canta o panamenho Rubén Blades. E Bolsonaro entregou a primeira delas logo no primeiro turno. Embora tenha antecipado o que ainda não aconteceu: “O fim da era PT está decretado”, declarou na noite de domingo.

  Não é coincidência que a Rockbridge Network, uma rede de doadores criada em 2019 por Christopher Buskirk, editor do site nacionalista conservador American Greatness, JD Vance, o atual vice-presidente dos EUA, e o magnata da tecnologia Peter Thiel, tenha decidido estabelecer presença no Brasil. Eles miraram o país, assim como outros países sul-americanos onde regimes de extrema-direita estão proliferando. Esses multimilionários estão apostando no potencial da nação mais biodiversa do planeta. Um verdadeiro paraíso que tem de tudo, e nas mãos de Bolsonaro estará uma delegação de Washington.

A ocupação do Palácio do Planalto em Brasília em 7 de janeiro de 2023. Uma réplica do que aconteceu no Capitólio em Washington em 6 de janeiro de 2021. Será que a cena se repetirá se Lula vencer no segundo turno?

Como um eco ao fundo, os golpes da luta com o BRICS ainda ressoam. Eliminar Lula seria mais um golpe para o bloco, quase um nocaute, com o Brasil se retirando. Porque o homem que ainda tem chances de chegar a um quarto mandato está no comando de um porta-aviões de vital importância geopolítica. Isso se deve à biodiversidade brasileira, aos elementos de terras raras, aos aquíferos, ao petróleo e aos abundantes recursos naturais. E há também a Amazônia, uma área sobre a qual os EUA pretendem impor sua doutrina de segurança hemisférica para explorar ainda mais suas riquezas na disputa estratégica com a China.

   É curioso que ninguém tenha notado que essa questão não ganhou destaque na eleição, na qual Bolsonaro venceu o primeiro turno. Ela esteve ausente, e apenas Marina Silva, líder do partido REDE e aliada do PT, a abordou. Se Lula perder o segundo turno, o Brasil não ficará apenas sem a presença dela no Ministério do Meio Ambiente. Ela também não conseguiu se eleger senadora pelo estado de São Paulo.

  Diferentemente do Poder Executivo e de sete dos 27 estados – incluindo o Distrito Federal de Brasília – onde dois candidatos a governador se enfrentarão em segundo turno, ambas as casas do Congresso já conhecem seus membros. E houve uma onda de apoiadores e aliados de Bolsonaro que entraram como senadores e deputados. O clã liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, em prisão domiciliar em Brasília, ampliou sua representação parlamentar.

  Sua esposa, Michelle, ascendeu ao Senado e conquistou uma cadeira representando Brasília. Dois de seus filhos, Carlos e Jair Renan, conquistaram cadeiras no Alto e na Baixa das Casas, respectivamente, assim como Renato, irmão do ex-presidente, eleito deputado federal por São Paulo. O sobrenome se multiplicou na política brasileira. Encorajados, eles estão cada vez mais perto dos votos necessários no Senado para destituir os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a quem desprezam. Isso se aplica especialmente a Alexandre de Moraes, que liderou o processo de impeachment contra Jair Bolsonaro e os golpistas que tomaram o Palácio do Planalto e as sedes dos demais poderes em 7 de janeiro de 2013. Certamente não o perdoariam se conseguissem os votos necessários para removê-lo do poder.

  Como Bolsonaro disse no domingo à noite: “Vamos formar um governo que resgate a democracia e nomeie pelo menos quatro ministros para o Supremo Tribunal Federal que não tentem interferir nas eleições”. O segundo passo será libertar seu pai, o ex-presidente que liderou um golpe.

  Um único caso ilustra a extensão em que a retórica da extrema-direita permeou o eleitorado — com exceção dos estados do Nordeste e de alguns do Norte. Resta saber se isso será suficiente para garantir uma vitória decisiva no segundo turno, com uma vitória esmagadora que derrote definitivamente Lula. O fato é que o Paraná, um estado do Sul com fortes raízes nazistas e nostálgicos da ditadura (1964-1985), será governado pelo ex-juiz Sérgio Moro, um homem formado nos Estados Unidos com fortes ligações com a CIA e a DEA. Figura-chave no escândalo de corrupção Lava Jato , ele condenou Lula à prisão, onde este passou 580 dias.

  A extrema-direita e seus aliados no chamado Centrão – que conquistou mais quatro cadeiras no Senado – terão a maior força política no Congresso para conter Lula, caso ele realize seu sonho de um quarto mandato. Mas, desde a ditadura cívico-militar, jamais um perdedor no primeiro turno conseguiu reverter o resultado. E mesmo o vencedor nunca avançou para o segundo turno com uma margem tão apertada quanto a do irmão mais velho de Bolsonaro.     

  No Brasil, parece que a rebeldia se tornou de direita, como questiona Pablo Stefanoni em seu livro. Mas certamente vem acompanhada de uma forte dose de corrupção. Como se a rebeldia fosse uma transgressão obscena, revelando-se pelo que realmente é: burlar a lei e, além disso, transmitir uma mensagem que o eleitorado ignorou. O caso Vorcaro, o banqueiro preso por fraude, não influenciou a votação. Apesar de estar envolvido, Flávio venceu mesmo assim. E a maioria dos políticos envolvidos no escândalo do Masterbank foi eleita.

  Em sua forma extrema, a direita colocou uma gama diversa de candidatos em cargos onde podem legislar, destituir juízes e até mesmo libertar Bolsonaro da prisão, se assim desejarem. Em 2018, quando o ex-militar venceu a presidência, carregava em sua mochila parlamentar o juramento de posse em memória de Carlos Brilhante Ustra, torturador da ditadura, feito durante o impeachment de Dilma Rousseff. Esse setor, que se consolidou no mundo virtual, disseminando ideias xenófobas baseadas na construção do "outro" (o imigrante, o indocumentado, o candidato a ser exterminado e apagado do planeta), é a ameaça que paira sobre o Brasil pela segunda vez.

Fonte: https://gustavojveiga.wordpress.com/2026/10/07/la-guerra-cultural-de-la-extrema-derecha-en-brasil/



Comentários