A Lenda Rosa: como o hispanismo continua a encobrir um genocídio no século XXI

Fontes: Resumen Latinoamericano. O outro lado das notícias da América e do Terceiro Mundo


Mais de quinhentos anos após a conquista, uma corrente intelectual e política insiste em apresentar a invasão europeia da América como uma empreitada civilizadora. A evidência histórica demonstra o contrário: foi um processo de violência, desapropriação e dominação que ainda hoje se recusa a reconhecer sua natureza fundacional.

Um debate que não se centra no passado.

Quando vozes ressurgem na Argentina contemporânea — e em grande parte da América Latina — que defendem a conquista espanhola como um feito civilizador, não estamos diante de um simples debate historiográfico. Estamos diante de uma batalha cultural pelo presente. A chamada "Lenda Rosa" — aquela narrativa que apresenta a colonização como uma empreitada providencial de evangelização e progresso — não busca compreender o passado, mas sim legitimar uma ordem social hierárquica que tem suas raízes na violência fundacional de 1492.

Seus defensores utilizam argumentos que, por meio da mera repetição, criaram raízes em certos círculos acadêmicos e no discurso público: que a Espanha abriu escolas e universidades, que evangelizou, que a miscigenação produziu uma identidade harmoniosa, que sem a conquista os povos indígenas teriam se exterminado uns aos outros. Todos esses argumentos compartilham o mesmo mecanismo: selecionar fatos isolados para ocultar um processo global de destruição.

As evidências históricas, no entanto, são convincentes. E desmantelá-las não é um exercício de "ressentimento" ou "anti-hispanismo", mas um ato de honestidade intelectual.

O problema com as categorias: nomear a partir de uma posição de poder.

Antes de desmantelar os argumentos da Lenda Rosa, é necessário abordar um problema mais profundo: as próprias categorias que usamos para descrever esse processo são eurocêntricas. Termos como "descoberta", "encontro", "conquista", "civilização", "barbárie", "paganismo", "idolatria", "arte", "artesanato" ou "miscigenação" não são neutros. Foram cunhados pelos próprios colonizadores e carregam uma hierarquia de valores que pressupõe a superioridade da Europa.

Falar da "descoberta" da América implica que o continente não existia antes de os europeus o nomearem. Falar de um "encontro" sugere uma simetria que nunca existiu. Falar de "civilização" versus "barbárie" inverte o ônus da prova: força os povos indígenas a demonstrarem que eram civilizados segundo um padrão externo. Falar de "paganismo" ou "idolatria" ao se referir às cosmologias indígenas é adotar a perspectiva do evangelizador que as condenou.

Até mesmo o termo "conquista" — que parece o mais descritivo — obscurece o fato de que se tratava de uma invasão com um projeto de dominação. E "mestiçagem", como veremos, é uma categoria que ameniza a violência sexual fundamental.

Reconhecer esse problema não é um capricho pós-moderno. É uma exigência do rigor histórico: não podemos analisar um processo de dominação com o vocabulário criado pelos dominadores para justificá-lo. Nomear a invasão como invasão, o genocídio como genocídio e a violência sexual como violência sexual não é um ato de ressentimento: é um ato de precisão histórica. E a precisão histórica é o primeiro passo para desmantelar as hierarquias que ainda estruturam nossas sociedades hoje.

O mito das instituições "civilizadoras"

É verdade que a Coroa Espanhola ordenou a fundação de escolas e universidades nas Índias. Mas o contexto contradiz a ideia de um benefício generalizado. As escolas para "filhos de caciques" visavam educar um pequeno setor da nobreza indígena que serviria como intermediário para a administração colonial e a disseminação do cristianismo. Embora o sistema universitário hispano-americano permitisse alguma mobilidade para indivíduos talentosos, isso o fazia dentro de um sistema que classificava racialmente a população e reservava posições de poder para espanhóis peninsulares e seus descendentes.

Mais importante ainda, o trabalho educativo e evangelizador não pode ser separado da conquista. Como aponta uma análise da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), "os interesses imperiais e os princípios católicos estavam em harmonia", pois o cristianismo podia justificar guerras e, ao mesmo tempo, pregar o amor universal. A evangelização era fundamental para o plano espanhol de expansão e subjugação: o objetivo era converter os povos indígenas para que se tornassem "suscetíveis à exploração". Longe de ser um esforço humanitário altruísta, fazia parte da estrutura de dominação.

A catástrofe demográfica: o fato de a Lenda Rosa não poder se esconder.

O cerne da negação hispanista é minimizar a magnitude da destruição. Os dados, embora sujeitos a debate quanto aos seus números exatos, apontam para uma catástrofe de proporções inimagináveis. As estimativas da população pré-colombiana variam enormemente, de 13 milhões a 100-110 milhões para todo o continente. O que não está em discussão é a escala da catástrofe: entre 1492 e 1570, estima-se que dois milhões e meio de pessoas morreram apenas no primeiro período, e em 1630 a população indígena havia sido reduzida a 750.000 em algumas regiões.

As causas combinaram violência direta, epidemias, exploração laboral e expropriação de terras. A consequência não foi apenas demográfica, mas também cultural: em muitos lugares, significou "a extinção das populações indígenas e o desaparecimento de sua cultura". A narrativa hispanista, ao apresentar a colonização como um "encontro" benéfico, torna invisíveis as estruturas políticas, econômicas e simbólicas preexistentes e as reduz a um estado de "barbárie" ou inexistência histórica.

Mestiçagem: do estupro fundacional ao mito da identidade

Talvez nenhum argumento tenha sido tão eficaz em encobrir a conquista quanto o da miscigenação harmoniosa. Segundo essa narrativa, a mistura de espanhóis e povos indígenas produziu uma nova raça, uma identidade latino-americana que transcende o conflito. A realidade histórica é bem diferente.

A miscigenação racial na América Latina foi essencialmente alcançada por meio da coerção. Testemunhos da época, como o do próprio Miguel de Cuneo, descrevem episódios de abuso sexual contra mulheres indígenas pelos conquistadores. No Chile colonial, o primeiro contato "caracterizou-se essencialmente violento e forçado", e "os estupros perpetrados pelos espanhóis contra mulheres indígenas foram recorrentes". O cronista Pedro Mariño de Lobera registrou que "houve semanas em que sessenta mulheres indígenas a seu serviço deram à luz". Em relação à conquista do México, conclui-se que "a miscigenação racial começou com o estupro de mulheres indígenas".

Essa realidade violenta foi então transformada em um discurso identitário. O objetivo era construir a figura do "mestiço" como uma categoria que, na prática, buscava negar a existência de europeus e indígenas como sujeitos distintos e conflitantes. Ao fazer da mestiçagem a "identidade nacional", a persistência das estruturas de poder colonial foi tornada invisível, e a violência fundacional foi apresentada como um simples "encontro" que produziu uma nova raça.

Como aponta a crítica feminista decolonial, a “miscigenação compulsiva” foi uma das formas de violência sexual da colonização contra as quais os movimentos latino-americanos tiveram que resistir. No Brasil, a narrativa popular resume isso de forma contundente: o país é filho do “estupro colonial”.

A falácia da "salvação" por meio de alianças indígenas

Outro argumento hispanista sustenta que a conquista espanhola "salvou" a vida de muitos povos indígenas ao explorar rivalidades interétnicas em seu próprio benefício. O caso tlaxcalteca é o exemplo mais frequentemente citado: sem a colaboração desse povo, um inimigo histórico dos mexicas, a conquista do México não teria sido possível.

Mas essa interpretação confunde estratégia militar com missão humanitária. Os espanhóis não chegaram como árbitros benevolentes. Sua aliança com os tlaxcaltecas foi vital para a sobrevivência e o sucesso destes, mas não os "salvou" da dominação; simplesmente trocou um jugo por outro. Após a conquista, os aliados indígenas também foram submetidos à estrutura de poder colonial. A questão fundamental que desmantela essa falácia é: "Por que os tlaxcaltecas tinham mais interesses em comum com os habitantes de Tenochtitlán do que com os guerreiros de Cortés?" A resposta é que não tinham; eram povos distintos com seus próprios interesses. Além disso, as próprias crônicas espanholas minimizaram e ocultaram o papel decisivo dos aliados indígenas para apresentar a conquista como um feito exclusivamente hispânico.

A "salvação" nunca foi o objetivo; a vitória e a subjugação, sim.

Evangelização: construindo sobre crenças preexistentes

Quando o processo de evangelização ocorreu, os missionários não chegaram em um vácuo espiritual. Eles se basearam em crenças preexistentes que os europeus chamariam de "paganismo", e o mesmo aconteceu com o conhecimento arquitetônico. Não foi uma substituição direta, mas uma sobreposição violenta às estruturas preexistentes, com um brutal desequilíbrio de poder.

A Virgem de Guadalupe em Tepeyac estava associada ao culto pré-existente de Tonantzin; muitas festas de santos padroeiros eram baseadas em calendários e rituais agrícolas locais; santos e virgens substituíam as divindades locais. Mas isso não significa que os europeus "respeitavam" essas crenças: eles as classificavam como paganismo e idolatria e buscavam erradicá-las. Houve campanhas sistemáticas de destruição de templos, queima de códices e objetos rituais, e punições para práticas indígenas. A "sobreposição" frequentemente envolvia apagamento e substituição física: a construção do templo cristão no local sagrado para demonstrar a derrota dos deuses locais.

O mesmo se aplica à arquitetura. A Catedral Metropolitana da Cidade do México foi construída em parte com pedras do Templo Mayor e sobre o centro cerimonial mexica; o Convento de Santo Domingo, em Cusco, foi erguido sobre a Coricancha, o principal templo inca. Não se tratava apenas de "aproveitar os materiais": era uma política de demonstração de superioridade e apagamento simbólico. Os espanhóis apropriaram-se do conhecimento e da mão de obra indígena e, em seguida, negaram seu valor.

Arte indígena: da obra-prima ao "artesanato"

Este ponto merece atenção especial porque revela com particular clareza como opera a hierarquia cultural imposta pela "civilização". Os povos indígenas das Américas produziram arte de altíssimo valor estético: esculturas monumentais como as colossais cabeças olmecas ou o Coatlicue mexica; pinturas murais como as de Teotihuacan ou Bonampak; cerâmicas de extraordinária sofisticação técnica e simbólica, como as de Nazca, Moche ou Tlatilco; têxteis de incomparável complexidade, como os dos Paracas ou dos Incas; e trabalhos em ouro e prata de uma maestria que impressionou até mesmo os europeus.

No entanto, a arte era considerada exclusivamente civilizada e europeia. As produções indígenas eram classificadas como "artesanato" ou "arte popular", categorias que diminuíam seu valor estético e as reduziam a uma manifestação "folclórica", "primitiva" ou "decorativa". Essa distinção não é inocente: trata-se de uma operação ideológica que reproduz a hierarquia colonial no âmbito da estética. Ao negar o status de "arte" às ​​produções indígenas, nega-se também a complexidade intelectual, espiritual e técnica de seus criadores. Eles são confinados ao papel de "artesão" — produtor de objetos úteis ou decorativos — enquanto o papel de "artista" — sujeito com gênio criativo — é reservado ao europeu.

Essa hierarquia persiste até hoje. Em museus, artefatos indígenas são frequentemente exibidos como “arte pré-colombiana” ou “etnografia”, e não simplesmente como “arte”. No mercado, uma peça de cerâmica indígena contemporânea é vendida como “artesanato”, enquanto uma obra europeia de época semelhante é leiloada como “arte”. A distinção entre “arte” e “artesanato” não descreve uma diferença real de valor estético: descreve uma diferença de poder. E desmantelá-la também faz parte do desmantelamento da Lenda Rosa.

O caso paradigmático das missões jesuítas

As missões jesuítas na Argentina e no Paraguai são um exemplo particularmente ilustrativo dessa "assembleia" cultural. Ali, os povos indígenas adotaram o modelo de família monogâmica, o lar familiar tradicional europeu e a educação formal. A língua guarani recebeu uma forma escrita e as igrejas foram autorizadas a serem decoradas com motivos indígenas. Mas nada disso deixou de constituir um processo de sobreposição de uma cultura sobre a outra.

A habitação tradicional Guarani, com sua planta alongada e habitada por famílias extensas sob a autoridade de um cacique (chefe), foi modificada internamente para impor um modelo completamente estrangeiro: foi compartimentada para abrigar famílias nucleares monogâmicas, conforme concebidas pela Igreja. O objetivo explícito era erradicar a poligamia e as "uniões livres", instituindo o casamento cristão indissolúvel e a autoridade parental ao estilo europeu. Como aponta um estudo, a base da reestruturação social nas reduções foi "a imposição da família monogâmica e patriarcal".

A introdução de uma língua escrita ao guarani é mais um exemplo de como uma ferramenta aparentemente “civilizadora” funcionou como um instrumento de “redução”. A própria linguagem dos jesuítas é reveladora: eles falavam em “reduzir a língua à escrita” e “reduzi-la à arte”, em paralelo com a “redução” sociopolítica dos povos indígenas a cidades missionárias. A criação de um “guarani clássico” não foi um ato desinteressado de preservação cultural. Foi uma política linguística deliberada para criar um veículo padronizado para a comunicação da doutrina cristã. A escrita, portanto, não “salvou” o guarani: ela o domesticou para o projeto colonial.

Os Guarani, contudo, não foram receptores passivos. A historiografia recente enfatiza que muitos grupos viam as missões como uma estratégia de sobrevivência contra outros grupos indígenas hostis e, sobretudo, contra a ameaça muito mais brutal dos colonizadores espanhóis e dos traficantes de escravos portugueses. Aceitaram a situação porque a alternativa era pior. Mas isso não faz da missão uma "república utópica" ou um exemplo de coexistência harmoniosa. Era uma administração colonial numa fronteira disputada, com uma população predominantemente indígena, mas sob direção europeia e com objetivos europeus.

Os padrões duplos da "civilização"

Se algo revela a persistência da narrativa civilizacional, é o seu duplo padrão. A própria história é julgada por um padrão de intenções ("trazer civilização", "salvar almas"), enquanto os métodos e as consequências reais para as populações subjugadas são ignorados ou minimizados.

A comparação com os Aliados na Segunda Guerra Mundial é historicamente relevante. Intelectuais como Aimé Césaire e Frantz Fanon apontaram a contradição de as potências coloniais condenarem os crimes nazistas enquanto cometiam atrocidades semelhantes dentro de seus impérios. Césaire observou a “consistência histórica do colonialismo e do nazismo”. Fanon, por sua vez, rotulou abertamente os colonizadores de “criminosos de guerra”. Isso não equipara os Aliados às Potências do Eixo, mas demonstra que a narrativa de “mocinhos contra bandidos” obscurece o fato de que os “mocinhos” também cometeram atos de extrema violência contra civis.

Da mesma forma, apresentar a Espanha como uma potência “civilizadora” que “salvou” os povos indígenas obscurece o fato de que sua empreitada foi marcada por violência, desapropriação e imposição de um sistema de dominação. O legado desse esforço “civilizador” não é o esclarecimento e o progresso, mas sim a persistência de hierarquias raciais que continuam a marginalizar as próprias populações que foram colonizadas. A União Europeia reconhece que o racismo está “profundamente enraizado nas instituições”, e o Parlamento Europeu declarou formalmente que “o Holocausto e as injustiças históricas, incluindo o colonialismo e a escravidão, continuam a moldar o racismo estrutural na Europa atual”.

Por que a justificativa acadêmica persiste no século XXI?

A questão é a mais incisiva. Como é possível que, com todas as evidências disponíveis, ainda se sustente no século XXI que a conquista fez parte de um processo civilizatório e não de uma invasão?

A resposta não reside na falta de provas, mas na manipulação política do passado. O que está em jogo não é a verdade histórica, mas a legitimação de uma ordem hierárquica e de uma identidade que se recusa a reconhecer seus fundamentos violentos.

A corrente de pensamento que justifica a conquista estrutura-se em torno da "Lenda Rosa", uma narrativa que a conceptualiza como uma "empreitada fundamentalmente civilizadora e evangelizadora de natureza providencial". Esta visão minimiza o genocídio demográfico e a expropriação, e apresenta a conquista como um "encontro" benéfico que integrou sociedades percebidas como "desprovidas de complexidade" na modernidade europeia.

Essa narrativa não é meramente histórica; é um projeto de identidade. O hispanismo defende a ideia de uma "pátria espiritual" e uma hierarquia na qual os povos colonizados devem reconhecer a Espanha como "a criadora de seu próprio ser". Nessa perspectiva, as contribuições dos povos indígenas são rejeitadas, e a Espanha é apresentada como detentora de uma espécie de "autoridade moral" tutelar sobre as nações americanas.

O objetivo dessas reinterpretações não é tanto compreender o passado, mas sim "vencer a batalha cultural do presente". O hispanismo revisionista busca influenciar a educação e o discurso público para consolidar uma identidade nacional específica que se sente ameaçada pelas demandas por justiça histórica e pelos movimentos indígenas contemporâneos. E não é coincidência que esses gestos de revisão histórica coincidam com interesses econômicos específicos, como a presença de milhares de empresas espanholas na América Latina.

É crucial esclarecer que a academia não é um bloco monolítico. Existe uma sólida tradição crítica que desmistificou essas ideias. Obras como *Sete Mitos da Conquista Espanhola*, de Matthew Restall , demonstram, com evidências documentais, a falsidade de narrativas como a do "puxa-saco de homens excepcionais" ou a da "superioridade tecnológica decisiva". No entanto, a persistência da Lenda Rosa nos círculos acadêmicos e políticos demonstra o poder de uma narrativa que busca não tanto a verdade histórica, mas sim a legitimação de uma ordem hierárquica.

Conclusão: nomear a invasão, nomear a arte, nomear a violência

Mais de quinhentos anos depois, continuar a argumentar que a conquista fez parte de um processo civilizatório e não de uma invasão não é meramente um erro acadêmico. É uma posição assumida na luta pelo presente. A evangelização foi construída sobre crenças preexistentes para substituí-las e controlá-las; a arquitetura colonial foi erguida sobre templos e conhecimentos indígenas para apagá-los e explorá-los; a miscigenação foi imposta à força aos corpos das mulheres indígenas; as missões jesuítas ergueram uma nova ordem sobre os alicerces de uma sociedade preexistente, esvaziando-a de sua própria lógica. E a arte indígena — esculturas, pinturas, cerâmicas, têxteis e trabalhos em ouro de imenso valor estético — foi rebaixada a “artesanato” para que o status de “arte” pudesse ser reservado à produção europeia.

Chamar isso de “civilização” é um pretexto ideológico. E desmantelá-lo não significa negar a complexidade da história ou adotar uma postura de “vítima”. Significa reconhecer que a narrativa da “civilização” foi, em grande medida, a justificativa para a dominação. Nomear a invasão como invasão, o genocídio como genocídio, a violência sexual como violência sexual e a arte indígena como arte não é um ato de ressentimento: é um ato de justiça histórica. E a justiça histórica é o primeiro passo para desmantelar as hierarquias raciais e culturais que ainda estruturam nossas sociedades hoje.

A questão não é por que continuamos discutindo isso. A questão é por que algumas pessoas estão tão determinadas a nos impedir.

Fonte: https://www.resumenlatinoamericano.org/2026/10/21/pensamiento-critico-la-leyenda-rosa-como-el-hispanismo-sigue-blanqueando-un-genocidio-en-pleno-siglo-xxi/



Comentários