Ouso dizer que nunca houve um compromisso e uma convicção suficientes para empreender tudo o que fosse necessário para levar adiante um processo de descolonização colossal, não apenas em Angola e na África do Sul, mas em todas as lutas de libertação nacional daquele vasto continente, incluindo Cuba. Uma riqueza de dados, reflexões, fatos e relatos atestam isso no recente livro de nossa querida camarada Lohania Aruca, uma historiadora e jornalista cubana vital e tenaz que viveu intensamente os 67 anos da revolução.
O livro "Diplomacia Cubana na África 1960-1991: Libertação Nacional e Antirracismo" , publicado pela RUTH Casa Editorial (www.ruthtienda.com), apresenta entrevistas com seis proeminentes embaixadores na África, na ONU, na URSS, no Movimento Não Alinhado e as contradições com os EUA. A obra oferece uma visão aprofundada de estratégias complexas, contra-estratégias e da perspectiva de Fidel Castro nesses intrincados cenários. Suas vozes, repletas de convicção e experiência, respondem à pergunta essencial: qual era o verdadeiro alcance da solidariedade cubana? As respostas lançam luz sobre uma série de processos e contradições cruciais no mundo durante a segunda metade do século XX, um período marcado pela ascensão da revolução, o colapso do bloco socialista, a globalização do neoliberalismo e a descolonização da África.
Em setembro de 1960, na ONU, Fidel Castro delineou claramente a política de libertação nacional como um direito do povo e a solidariedade incondicional de Cuba com essas lutas, um compromisso reforçado após a derrota dos EUA na Baía dos Porcos no ano seguinte. Ele discursou perante Macmillan, Khrushchev, Nasser, Nehru, Sukarno, Nkorumah, Lumumba, Sékou Touré, Amílcar Cabral e outras figuras proeminentes da África. A partir de então, Cuba passou a atuar intensamente na Argélia, Etiópia, Guiné e Cabo Verde, África do Sudoeste, Angola, Namíbia, Moçambique e Congo.
A diplomacia cubana, diferente de qualquer outra, era revolucionária por natureza, forjada pelo incomparável Chanceler da Dignidade, Raúl Roa. Além de ser um combatente desde a revolução de 1930, ele era um intelectual brilhante exilado no México. Seus alunos, entrevistados por Lohania Aruca, demonstram com maestria e naturalidade suas habilidades revolucionárias com um toque tipicamente cubano. Histórias até então desconhecidas emergem nestas páginas essenciais. Ao prosseguirmos com a leitura, torna-se evidente que a importância histórica de Cuba reside não apenas na presença, desde 1511, de africanos escravizados que nutriram a essência da ilha até os dias de hoje, mas também em sua visão progressista de descolonização para aquele continente violado, uma visão defendida com veemência por Fidel, Roa, Raúl, Che, Piñeiro, Almeida, Osmany e pelo povo cubano.
As primeiras armas a atravessar o Atlântico foram para a Argélia em 1959, e muitas outras foram enviadas para quase todo o continente. “Era ainda mais fácil enviar armas para o movimento revolucionário latino-americano a partir da Argélia do que diretamente de Cuba”, conta-nos Oscar Oramas. Suas memórias o levam por diversos países e encontros com líderes, como quando Sékou Touré lhe ofereceu seu quarto e disse: “Fidel, na África, só se dá uma cama e um quarto a um irmão”, ou quando, ao saírem de Conacri, viram uma enorme placa com os dizeres: “Fidel Castro Ruz, o caminho infinito da História”. Ele acrescenta: “Quando Angola declarou sua independência em 11 de novembro de 1974, já havia cubanos lá; a defesa de Quifangondo já havia ocorrido!”. A batalha diplomática continuou para garantir a entrada de Angola na Organização da Unidade Africana (OUA) e, consequentemente, na ONU. Inicialmente, enfrentaram a oposição do Zaire e da África do Sul, chegando a um impasse antes de finalmente obterem o reconhecimento.
Sua conclusão é avassaladora: “Ali eu entendi o que é o colonialismo. Porque nós e as gerações atuais vivemos sob o neocolonialismo. Mas viver sob o colonialismo é algo completamente diferente, muito mais humilhante, mais doloroso. Ali eu tive e ainda tenho a convicção de que a África é o futuro (...) por causa do talento ancestral que existe naquela terra.”
O embaixador Juan Sánchez Monroe, formado em História pela Universidade Lomonosov, começou aprendendo russo para decifrar as instruções que acompanhavam os equipamentos soviéticos. “Quero dizer que esse era um problema muito sério, porque durante a Crise dos Mísseis de Cuba, houve muitas situações difíceis devido a traduções imprecisas. Estávamos à beira da guerra, não porque os americanos nos atacassem, mas porque russos e cubanos não conseguiam se entender.” Por isso, ele se considera um dos fundadores dos estudos sobre a Rússia em Cuba. Ele começou na embaixada cubana na URSS em 1964, quando Khrushchev estava sendo deposto.
Ele analisa como o processo de descolonização africana não foi totalmente compreendido nos países desenvolvidos do Norte, nem na URSS, imersa na noção Leste-Oeste: “Penso que, infelizmente, o pensamento teórico sobre o assunto não evoluiu o suficiente, permaneceu estático a partir das conclusões de Lenin sobre os países coloniais no início do século (...) havia uma atitude de simpatia, mas nunca de vê-los como camaradas na luta por um mundo melhor e contra o imperialismo.”
*Autora de Entre Quetzalcoatl e Che, Laurette Sejourné: Uma Vida Contra a Corrente no México do Século XX

Comentários
Postar um comentário
12