Fé, política e desigualdade: uma encruzilhada latino-americana

Fontes: Rebelião [Foto: Nelson Villarreal, defensor ativo dos direitos humanos no Uruguai e assessor da Conferência Pastoral de seu país em questões de Memória. Foto NV, uso livre]


No último ano, diversos países latino-americanos, como Chile, Equador, Colômbia e Peru, assumiram governos alinhados ao presidente dos EUA, Donald Trump, e que amplificam a retórica fundamentalista, senão messiânica. Nesse contexto de um continente que se desloca para a direita, as eleições presidenciais no Brasil, assim como a visita do Papa Leão XIV à América do Sul em novembro, ganham particular importância. Nessa conjuntura específica de uma região predominantemente cristã — profundamente fragilizada e economicamente polarizada — a questão do que ainda é relevante da Teologia da Libertação, que promoveu a transformação social e teve origem ali na década de 1960, assume uma dimensão singular.

Projetos de confronto

"Se há algo que permanece constante no vasto mundo do cristianismo latino-americano, é a existência de dois setores ou projetos", explica Nelson Villarreal Durán, filósofo uruguaio, professor, especialista em questões religiosas e assessor da Conferência Episcopal de seu país em assuntos relacionados à memória e à busca pelos desaparecidos durante a ditadura.

O que se denomina Teologia da Libertação, explica Villarreal, “permanece presente na dinâmica de muitas comunidades, em suas práticas cotidianas, e inclusive se consolidou e penetrou na estrutura cultural católica e evangélica como um método de partida da realidade. Esse aspecto metodológico é fundamental, pois a Teologia da Libertação, com seu método de VER (a realidade mediada pelas ciências sociais), JULGAR (abordagem bíblica) e AGIR (práxis transformadora), distingue-se de outras concepções teológicas abstratas, particularmente daquelas defendidas na Europa”.

O Papa Francisco legitimou alguns dos conceitos que eram seus pilares, incorporando-os em suas encíclicas e documentos. Da mesma forma, seu sucessor, Leão XIV, “marcado por seus anos de trabalho pastoral em bairros e comunidades humildes no Peru, mantém e defende esses conceitos como a essência de uma Igreja centrada nos pobres”. Ambos “sustentam que ser cristão significa estar com os pobres e excluídos, defender o meio ambiente, defender a Terra e opor-se à guerra. E essa concepção continua a ter influência significativa na Igreja latino-americana”. Em geral, as Conferências Episcopais do continente, com um bom número de bispos e cardeais nomeados pelo Papa Francisco, “defendem parcialmente essas diretrizes que, paradoxalmente, até sua eleição, eram contestadas pelo próprio poder institucional do Vaticano”.

Por outro lado, o outro projeto da Igreja “também continua a existir e é abraçado por um setor do bispado e do clero, especialmente pelos padres mais jovens. Prioriza as questões morais em detrimento das políticas, recorre a todas as expressões da religiosidade popular para se manter em sintonia com a base social e defende os valores tradicionais, rejeitando aqueles gerados pelas novas realidades sociais e culturais. Representa uma visão conservadora que coincide com a defendida pelos setores mais reacionários das igrejas evangélicas. Se, por exemplo, a Virgem Maria é a expressão de um certo tipo de família, da mesma forma, os tele-evangelistas, da sua perspectiva, defendem a família tradicional e uma prática espiritual despolitizada.”

Segundo Villarreal, essa igreja tradicional está intrinsecamente ligada aos novos governos conservadores. Ele acrescenta: “Enquanto a Teologia da Libertação nutriu comunidades eclesiais, movimentos sociais rurais e urbanos, e forças e governos progressistas em todo o continente, os setores tradicionais e seus discursos fundamentalistas sustentam as propostas dessa nova direita que se expande atualmente.”

“A Voz dos Sem Voz Diante da Injustiça”

O papel primordial da Igreja, “ancorado no Evangelho e em sua rica tradição, é ser um sinal de oposição a qualquer poder político”, afirma o cardeal brasileiro Jaime Spengler, que atualmente preside a Conferência Episcopal Brasileira e o Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (CELAM), em entrevista exclusiva. “A Igreja tem estado, está e estará pronta para colaborar onde houver vontade política de cuidar e promover a vida — especialmente a vida dos mais vulneráveis ​​— de acordo com os valores do Evangelho.” Nas últimas décadas, explica o cardeal Spengler, “ela tem sido frequentemente a voz dos sem voz diante de regimes excepcionais e injustiças promovidas por forças obscuras na sociedade.”

Ao discutir o conceito de catolicismo latino-americano, o prelado brasileiro menciona sua longa tradição e religiosidade popular. Ele reconhece o surgimento de várias denominações cristãs e não cristãs que começaram a desafiar a Igreja e suas escolhas pastorais. Mas também destaca, com otimismo, o “retorno dos fiéis à comunidade católica, ressaltando o número expressivo de adultos que buscam os sacramentos da iniciação cristã”, embora não subestime a preocupação com o crescente número de jovens que se declaram “sem religião”.

Em declarações recentes à ADN/CELAM, o Cardeal Spengler apelou a um profundo exercício de discernimento e à participação ativa dos cristãos (contra todas as formas de abstenção) nas próximas eleições no Brasil. Citou, como ponto de referência para a tomada de decisões informadas nas urnas, o capítulo 10 do Evangelho de João: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. O que nos leva a tomar uma posição e a expressar-nos neste momento da história é a nossa preocupação com a vida e com a vida digna do nosso povo” (https://adn.celam.org/fr/blog/page-d-accueil-50/cardinal-jaime-spengler-proposes-three-keys-for-christian-discernment-in-the-elections-in-brazil-9938).

Em entrevista publicada em meados de setembro no jornal religioso italiano Avvenire,  o cardeal brasileiro falou em favor de um “diálogo entre o Norte e o Sul globais [como] resposta à injustiça. E a Trump”. Ele expressou sua preocupação “com as ações do Presidente dos Estados Unidos na América do Sul” e pediu “a união das melhores energias de ambos os hemisférios para redimir a vida de todos, não apenas de alguns” (https://www.avvenire.it/chiesa/il-cardinale-spengler-il-dialogo-fra-il-nord-e-il-sud-del-mondo-risposta-alle-ingiustizie-ea-trump_112970).

Uma Jornada e um Teste:

O Papa Leão XIV chegará em 6 de novembro a este continente polarizado e turbulento, iniciando sua viagem pelo Uruguai e prosseguindo pela Argentina e Peru. Segundo o Cardeal Spengler, esta viagem reafirma “a urgência de proclamar e testemunhar o Evangelho a todos, mantendo viva a opção preferencial pelos pobres, a defesa da justiça, a promoção da ética, o bem comum e o cuidado com a nossa casa comum”.

Para Washington Uranga, jornalista especializado em assuntos religiosos do jornal argentino Página 12 e editor do veículo de comunicação independente 4 Palabras, a visita do Papa ao continente terá um significado especial não apenas para a Igreja Católica, mas também para a sociedade latino-americana como um todo. Sua estadia na Argentina, por exemplo, “promete se tornar um choque de dois modelos, entre a doutrina social da Igreja e o dogma da austeridade libertária, o que poderá levar a uma intensa disputa simbólica que já preocupa o governo de Javier Milei”.

Uranga afirma que, na conjuntura atual, a Conferência Episcopal Argentina é extremamente crítica em relação ao governo e, na prática, constitui “a principal oposição”. Ele lembra que, em um documento recente publicado pelos bispos no início de setembro, ao final da Semana Social, eles insistiram que a pessoa humana jamais deve ser a variável de ajuste econômico estrutural. Nesse documento, reafirmaram seu compromisso com a justiça social, ratificaram sua decisão de caminhar ao lado do povo “escutando o clamor da terra e dos pobres” e enfatizaram que a paz é fruto da justiça e se fundamenta na verdade histórica. Leão XIV se reconhece como herdeiro de Francisco e, nesse sentido, “esta viagem ao continente será um verdadeiro teste decisivo para avaliá-lo na prática”, conclui Uranga.

Esses são conceitos também compartilhados por Italo Cherubini, um teólogo ítalo-suíço que fez parte do Grupo de Trabalho que redigiu a nova Constituição do Vaticano.

Ele acredita que a viagem de Leão XIV terá um componente simbólico particular para a Igreja e para o poder, "particularmente o que acontece na Argentina e ainda mais no Peru, onde o atual papa passou toda a sua vida pastoral, até Francisco o convocar para se juntar à sua equipe no Vaticano."

Os setores mais conservadores tentarão encontrar nesta viagem sinais que reforcem sua posição. “No entanto, estou convencido de que não há possibilidade de grandes surpresas. O compromisso central da Igreja com os pobres foi incorporado pelo Papa Francisco ao seu próprio Magistério e à Constituição da Igreja”, insiste Cherubini. Ele conclui que “Leão XIV, embora diferente de Francisco em algumas questões formais, vem ratificando as premissas doutrinais essenciais renovadas. A Teologia da Libertação, que teve origem na América Latina, agora faz parte da própria doutrina da Igreja”.



Comentários