Na América Latina e no Caribe, o papel internacional que esses países desempenharão sob a égide dos Estados Unidos parece estar sendo repensado, especialmente após o segundo mandato de Trump. (Foto AP)
Na América Latina e no Caribe, o papel internacional que a região desempenhará sob a égide dos Estados Unidos parece estar sendo repensado, especialmente desde o segundo mandato de Donald Trump como presidente. A região, antes considerada um "quintal", agora pode ser chamada de "protetorado colonial". As políticas das autoridades recém-eleitas estão preparadas para entregar tudo o que a potência imperial exigir, particularmente os enormes recursos estratégicos da região, essenciais para as transformações tecnológicas. O objetivo é derrotar uma China que está ganhando terreno não apenas em tecnologia, mas também em investimentos que se estendem a muitos países e continentes diferentes. E embora seja verdade que os Estados Unidos continuem sendo a potência militar e econômica dominante, a realidade é que a maneira como impõem suas condições, ameaças, coerção e tarifas punitivas marca outra grande diferença em comparação com a forma como a China estabelece suas relações internacionais.
É verdade que as ameaças de Donald Trump contribuíram para alinhar a região com a extrema-direita internacional, mobilizando todo o aparato digital de bots e contas de trolls, disseminando informações falsas para manipular narrativas; agindo à margem da lei para gerar medo, como bombardeando barcos de pesca no Caribe, supostamente traficantes de drogas, sem qualquer prova; revogando vistos, quase sempre de pessoas que influenciam investigações que poderiam colocá-lo em uma posição difícil, como aconteceu com Alejandre de Moraes, o juiz brasileiro, ou com o procurador Roger Mariaca, que cuidava do caso de Fernando Cerimedo na Bolívia, agora preso por supostos vínculos com narcotraficantes. E, o mais ultrajante, sequestrando presidentes em exercício como Nicolás Maduro e sua esposa, tudo isso em um contexto de total impunidade.
As estratégias intervencionistas dos Estados Unidos têm sido a norma desde que o país se tornou a potência hegemônica ocidental após a Segunda Guerra Mundial. A história mostra que a América Latina sempre esteve no radar de seu vizinho do norte, pronto para lançar estratégias intervencionistas sempre que a região tentou alcançar sua independência, autonomia e soberania. Basta lembrar os horrores da década de 1970 na América Latina para derrubar o presidente Salvador Allende, cujo programa se baseava no que ele chamava de "socialismo chileno". A interferência do poder imperial se estendeu por toda a região, desencadeando ditaduras cruéis que assassinaram, sequestraram, fizeram desaparecer e torturaram pessoas para impor o Consenso de Washington. A partir desse momento, ocorreram deslocamentos massivos de pessoas em busca de refúgio e asilo em diversos países, incluindo o México.
Quando o modelo neoliberal começou a ruir no início do século XXI, governos progressistas ascenderam ao poder na América Latina, buscando construir uma integração regional autônoma e livre de supervisão externa: UNASUL, CELAC, entre outros. Todos esses processos foram impulsionados pela restauração da democracia e pela busca de caminhos de desenvolvimento. Um desenvolvimento particularmente significativo foi o reconhecimento de que a migração não era meramente uma questão bilateral com os Estados Unidos; passou a ser vista como um problema estrutural latino-americano envolvendo fatores como trabalho, desenvolvimento e soberania.
Desde a chegada de Donald Trump, em meio à crise estrutural de 2008-2009, cujas contradições permanecem sem solução enquanto propostas da extrema-direita as exacerbam, ficou claro que a América Latina está novamente no radar, não apenas por razões geopolíticas e de segurança nacional, mas sobretudo por seus recursos estratégicos. Ficou evidente sua intenção de obstruir qualquer tentativa de integração e, a partir de seu segundo mandato, ele fez de tudo para impedi-la. Primeiro, por meio do que chamou de nova Doutrina Donroe, brandindo supostas preocupações com a segurança nacional; depois, lançou o chamado Escudo das Américas, um acordo que permite a militarização de toda a região. E para fornecer o contexto ideológico, seu Secretário de Estado, Marco Rubio, organizou um encontro no qual convocou quase 60 países para "lutar contra comunistas, contra a esquerda, contra grupos antifascistas ", apesar de tais grupos não existirem. A enorme hostilidade, violência e beligerância dirigidas àqueles que chamam de "malditos esquerdistas", "o anticristo" ou "demônios do inferno" ( como disse Milei ) não surpreende. Essa retórica se torna realidade quando o império insiste na "mudança de regime", levando ao genocídio em Cuba, ao bombardeio do Irã, ao genocídio contínuo em Gaza e a ataques contra qualquer grupo de resistência, rotulado de terrorista, simplesmente por lutar contra o colonialismo.
É precisamente nessa rejeição obscena da esquerda, das forças progressistas, que reside o medo do poder imperial. Mas é também aí que reside a força do pensamento crítico, das teorias emancipatórias — estas exigem urgentemente ser debatidas e discutidas, incorporando e recorrendo às expressões dos movimentos sociais e aos interesses dos trabalhadores, para que possamos construir propostas que promovam a soberania, a justiça e os direitos humanos, e assim emergir deste caos, desta escuridão na qual o capitalismo selvagem procura mergulhar-nos.

Comentários
Postar um comentário
12