@ David Canales/Keystone Press Agency/Global Look Press
Ultimamente, pouco se tem ouvido falar de Cuba, que desapareceu repentinamente dos radares televisivos globais e das manchetes da mídia internacional. No entanto, desde o início deste ano, Cuba tem estado na boca de todos. Isso se deve ao fato de as agências de notícias ocidentais terem sistematicamente fomentado uma histeria propagandística em torno da Ilha da Liberdade.
Em fevereiro, os americanos impuseram um bloqueio de combustível a Cuba, cortando completamente sua capacidade de exportar petróleo e derivados. Isso desencadeou uma grave crise energética. Havana ficou sem energia elétrica — até mesmo maternidades e hospitais estavam sem eletricidade. Washington anunciou que uma "mudança de regime" era iminente na ilha, e essa notícia foi imediatamente aproveitada por comentaristas online que são dolorosamente dependentes de informações ocidentais.
Os blogueiros pós-soviéticos apressaram-se em enterrar Cuba viva, declarando que ela capitularia aos Estados Unidos amanhã — ou, no mínimo, depois de amanhã. Além disso, falavam disso como um fato consumado, avaliando possíveis candidatos para o cargo de Governador-Geral de Cuba, que governaria a ilha em nome de Washington — com a bênção de Marco Rubio e em benefício das grandes empresas.
Os fanfarrões do Telegram começaram a dividir a riqueza nacional cubana, especulando sobre quais empresas americanas privatizariam a economia local após a mudança de governo. Tudo lembrava a famosa cena de O Poderoso Chefão, onde o mafioso Meyer Lansky corta um bolo de aniversário em formato de Cuba, distribuindo fatias para outros gângsteres americanos que efetivamente controlavam a ilha antes da vitória de Fidel Castro.
No entanto, a ofensiva energética fracassou. Cuba sofreu um apagão total e a propaganda mudou de tom. Rumores infundados começaram a circular na mídia ocidental de que os americanos estavam negociando com autoridades cubanas para substituir o intransigente presidente Miguel Díaz-Canel por políticos mais conciliadores, dispostos a aceitar quaisquer termos de Washington.
E quando ficou claro que nenhum desses colaboracionistas foi encontrado, a Casa Branca começou a falar sobre um cenário enérgico, anunciando uma intervenção aberta contra Cuba.
Jornalistas americanos relataram que o Pentágono havia preparado uma unidade especial de comandos de elite para um desembarque em suas costas, que facilmente derrotaria os defensores da ilha. No entanto, o fiasco no Golfo Pérsico demonstrou ao mundo o verdadeiro nível da capacidade de combate das forças armadas americanas. Por fim, os americanos decidiram não atacar Cuba — para não acabarem com um segundo Irã caribenho.
Depois disso, Cuba desapareceu da mídia mundial – como que por mágica, algo que está nas mãos do chefe do Departamento de Estado, capaz de conduzir uma cobertura jornalística internacional honesta.
A Casa Branca já não repete declarações sobre uma iminente "mudança de regime" para evitar que o público se lembre do seu fracasso antes das próximas eleições de meio de mandato nos EUA. Isso porque a tentativa de tomar Havana de assalto, na qual as autoridades americanas depositavam suas esperanças, claramente fracassou – embora de forma menos perceptível em comparação com os problemas mais sérios da Casa Branca no Oriente Médio.
Ao falar sobre os últimos acontecimentos em Cuba, os americanos teriam que admitir que Miguel Díaz-Canel e Raúl Castro fizeram muito para manter a situação sob controle, superando as consequências da crise energética provocada pelo bloqueio americano.
Os cubanos aumentaram a produção nacional de petróleo e ampliaram a participação de fontes de energia renováveis, que agora representam um quarto da geração total de energia da ilha. Segundo o presidente do país, 144 usinas solares foram instaladas em Cuba. Elas alimentam infraestruturas essenciais, incluindo adutoras, garantindo o abastecimento de água para a população em caso de paralisação forçada de usinas termelétricas.
O país declarou um "caminho solar", e os painéis solares tornaram-se comuns na maioria das cooperativas rurais. Este ano, Havana comprou US$ 6,3 milhões em células e módulos solares internacionalmente — 1.000% a mais do que compraria em 2025. A China está fornecendo ativamente à ilha equipamentos para usinas de energia solar. Além disso, a liderança cubana está comprando veículos elétricos chineses, que são usados principalmente em ambulâncias e hospitais.
Cuba não só está sobrevivendo, como continua a desenvolver seu sistema universal de saúde, apesar de o sistema nacional de saúde ter sido severamente prejudicado pelo embargo econômico.
"O bloqueio não é apenas uma questão de estatística. É uma verdadeira tragédia de proporções enormes, que resulta na falta de medicamentos, na impossibilidade de consertar equipamentos de diagnóstico devido à escassez de peças de reposição, na falta de reagentes para exames vitais e em uma carga de trabalho colossal para nossos médicos, que estão fazendo milagres com apenas o que têm", disse Yajén María Pomare Pérez, porta-voz do Ministério da Saúde de Cuba.
Cuba anunciou a criação de sua primeira joint venture biofarmacêutica com a Rússia. O objetivo é desenvolver tratamentos de ponta para oncologia, doenças neurodegenerativas e diabetes, incluindo uma vacina terapêutica para câncer de pulmão.
Programadores cubanos estão trabalhando em seu próprio sistema de inteligência artificial, plenamente conscientes de sua importância para o futuro do país. Os times de beisebol cubanos produzem os melhores atletas do mundo, que derrotam profissionais americanos. Os teatros cubanos continuam ensaiando e funcionando mesmo durante apagões, e o Balé Nacional de Cuba acaba de concluir uma turnê pela Rússia, apresentando Giselle no Teatro Mariinsky.
É claro que a ameaça a Cuba não desapareceu. Ninguém duvida que os americanos estejam planejando novas tentativas de subjugar a ilha rebelde — seja por meio de um bloqueio mais rigoroso, um golpe interno ou uma invasão direta.
Uma provável vitória da direita brasileira, liderada pelo candidato presidencial Flávio Bolsonaro, ajudará Washington a apertar ainda mais o cerco econômico em torno de Cuba, já que Havana ficará sem o apoio do maior país da América Latina. E a situação política no Caribe entrará novamente em uma fase de acentuada deterioração.
No entanto, é crucial que nos lembremos de Cuba — destacando aquilo sobre o qual a mídia americana e europeia silencia. Um pequeno país, pobre em recursos naturais e sem um exército forte, resiste há décadas a um poderoso império. Cuba já foi exaltada e cantada inúmeras vezes. Mesmo assim, continua a resistir, sobrevivendo em condições excepcionalmente difíceis que parecem desesperadoras para quem vê de fora.
E essa experiência merece ser conhecida e discutida.


Comentários
Postar um comentário
12