Quando o Titanic afunda, os Bolsonaros aparecem.

Um vendedor ambulante vende bandeiras de campanha para os candidatos à presidência, o senador Flávio Bolsonaro e o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que busca a reeleição, em Brasília, Brasil, na terça-feira, 29 de setembro de 2026. Foto AP.


Quando o Titanic afunda, surgem os salvadores estridentes, bradando que a salvação reside em segui-los, lançando insultos e apontando o dedo para os supostos culpados, mas sem jamais oferecer argumentos ou explicações. Eles são a solução, seu autoritarismo patriarcal intransigente e violento capaz apenas de emitir ordens, promovendo a salvação individual de alguns escolhidos e desprezando aqueles que demoram a segui-los e aqueles que simplesmente têm dúvidas.

Quando o Titanic afunda, não faz sentido culpar os capitalistas que construíram um navio defeituoso (por mais culpados que sejam), nem o capitão que estava distraído ou bêbado no momento mais perigoso. A análise racional e positivista não leva a lugar nenhum porque não oferece caminhos concretos para superar a morte coletiva iminente. Em momentos como esse, profetas autoritários sempre prevalecerão, mesmo que sua intervenção seja supostamente irracional e impregnada de fanatismo.

O sistema mundial está entrando em colapso. Bem, está sendo colapsado pelas grandes potências que lutam entre si pela supremacia global. Os Estados Unidos, a China, a Rússia, a União Europeia e uma pequena legião de potências que aspiram à hegemonia regional, como Irã, Turquia, Arábia Saudita, Índia, Brasil, África do Sul, Paquistão, Japão e algumas outras.

Quando o navio-mundo está afundando, como apontou Fernand Braudel, é aí que os pontos fracos de sua construção se tornam visíveis. “O naufrágio é sempre o momento mais significativo; muito mais significativos do que as estruturas profundas da vida são seus pontos de ruptura, sua deterioração abrupta e lenta sob o efeito de pressões contraditórias”, escreveu ele em História e Ciências Sociais .

Mas atenção: existe um ponto fraco, um ponto cego, que nos recusamos a ver: nossa cultura política também está afundando; está revelando seus limites, seus "pontos de ruptura", nas palavras do sábio. O principal deles, a meu ver, é a fé cega no Estado, nos governantes, nas políticas de direitos, no valor das leis e dos discursos. Em outras palavras, em tudo aquilo que não conseguirá nada além de embalar as massas para dormir com contos. "O berço do homem é embalado por histórias. Os gritos de angústia do homem são abafados por histórias", escreveu León Felipe. Em suma, leis e programas sociais.

A esquerda é mestra na arte de contar histórias, em acreditar nas suas próprias narrativas e em fazer com que seus seguidores também acreditem nelas. Enquanto isso, os Bolsonaros oferecem soluções, apontando onde estão as portas, mesmo que elas levem ao abismo.

Nessa construção de salvadores e profetas fanáticos, convergem diversas correntes: dos herdeiros de ditaduras militares (incluindo ditaduras eleitorais) aos criminosos e mafiosos que podemos resumir como capitalistas. Porque esse é o capitalismo que de fato existe, o capitalismo das máfias das drogas, das armas e da indústria farmacêutica, ao qual devemos acrescentar as máfias bíblicas, os evangélicos e os neopentecostais.

Aqui precisamos fazer uma pausa. Um artigo recente do jornal El País resume o bolsonarismo como a soma de “pânico moral, fervor evangélico e guerra cultural”. Verdade, mas é preciso perguntar por que milhões de brasileiros — ou pessoas de qualquer outra nacionalidade — seguem profetas fanáticos; por que mulheres pobres de favelas elegem um homem violento e machista que as despreza.

O correspondente coloca isso de forma muito clara: “O motor da mudança social se materializa na mulher negra pobre a quem a comunidade religiosa oferece uma rede de apoio mais eficaz do que o Estado. Ela é aquela brasileira cujo marido não a maltrata mais desde que parou de beber, que aprendeu a ler com as Escrituras, ou que vê as aulas de violão dos filhos como uma alternativa segura às ruas onde o crime oferece dinheiro fácil e status” ( El País , 27/09/26).

Essas são as razões pelas quais eles seguem os fanáticos. Não as opções ideológicas que a esquerda considera. Em tempos de naufrágio, o que as pessoas precisam são de redes de apoio coletivas, e as únicas que conhecemos quando os Estados-nação estão afundando são as chamadas autonomias. Não existem outras. Quando São Paulo, Cidade do México, Lima e muitas outras cidades entrarem em colapso, aqueles que estão no poder escaparão em helicópteros, aviões e comboios protegidos por gangues armadas.

Aqueles que estão no fundo do poço, aqueles presos no porão do Titanic pelos que estão no topo porque não havia botes salva-vidas suficientes, estarão condenados. A menos que comecem a construir autonomias agora, de todos os tipos. Temos professores nos mostrando esse caminho, porque eles já o estão trilhando, porque "a metateoria zapatista é a nossa prática" (Subcomandante Galeano), e isso dispensa discursos.

A esquerda não consegue sair do estado semelhante ao do Titanic por muitas razões. Entre elas, porque não consegue acompanhar os povos da Terra sem a pretensão de liderá-los.



Comentários