'Padres contra o Genocídio': Clero marcha do Vaticano até o gigante das armas Leonardo

Centenas de padres católicos marcharam pelas ruas de Roma em protesto contra o genocídio em Gaza. (Foto: Captura de vídeo, via página de Ramy Abdu X)
 
Por Equipe do Palestine Chronicle
palestinechronicle.com/

Cerca de 100 padres católicos marcharam por Roma na terça-feira, exigindo medidas contra o genocídio em Gaza e desafiando a indústria armamentista internacional.

Principais conclusões

  • Cerca de 100 padres de oito países participaram de uma marcha em Roma organizada pela rede internacional “Padres contra o Genocídio”.
  • A procissão carregava um sudário com os nomes de 300 crianças palestinas e libanesas mortas após os anúncios de cessar-fogo e terminou em frente à empresa italiana de defesa Leonardo.
  • Os organizadores afirmaram que a rede se expandiu para milhares de padres internacionalmente, juntamente com bispos e cardeais, e está promovendo a não violência, a diplomacia e a objeção de consciência.

Do Vaticano a uma empresa de armamentos

Cerca de 100 padres católicos marcharam por Roma na terça-feira, como parte de um crescente movimento internacional de clérigos que se mobilizam contra o genocídio em Gaza e a militarização da região.

Os sacerdotes, representando oito países e diversas regiões da Itália, reuniram-se primeiro para orar na Igreja de Santo Spirito em Sassia, a uma curta distância da Praça de São Pedro.

Em seguida, caminharam pelas ruas ao redor do Vaticano, parando para orações em diferentes idiomas, antes de finalmente chegarem à Piazza Monte Grappa, onde está localizada a sede da empresa italiana de aeroespacial e defesa Leonardo SpA.

O objetivo era intencional. Os organizadores procuraram conectar seu apelo pela paz com a oposição à produção e ao comércio de armas.

Ao longo da procissão, os participantes carregavam um grande sudário com os nomes de 300 crianças palestinas e libanesas mortas após os anúncios de cessar-fogo em Gaza e no Líbano.

A marcha contou com a presença de padres da Itália, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Irlanda e Alemanha, além de freiras e leigos. O bispo Christian Carlassare de Bentiu, Sudão do Sul, também participou.

'Por que os padres não estão fazendo nada?'

A iniciativa cresceu substancialmente desde a sua criação no ano passado.

O padre Rito Maresca, um dos fundadores da rede “Padres contra o Genocídio”, disse que o movimento começou após um apelo de uma freira italiana que vivia na Jordânia.

“Por que a Igreja não diz nada? Por que os padres não dizem nada?”, perguntou a Irmã Giovanna em uma publicação no Facebook, de acordo com Maresca.

O apelo levou um pequeno grupo de padres a se organizar e redigir um documento condenando a violência e pedindo providências.

Maresca afirmou que a resposta superou rapidamente as expectativas. A rede agora conta com milhares de padres em todo o mundo, além de bispos e três cardeais. Dados atuais indicam que ela possui mais de 2.500 membros do clero em dezenas de países.

Entre os participantes em Roma estava a Irmã Geneviève Jeanningros, a freira francesa que se tornou amplamente reconhecida após ficar ao lado do caixão do Papa Francisco após sua morte.

“Esta manifestação é muito importante”, disse ela, enfatizando: “Não somos contra Israel, mas contra aqueles que governam, em Israel e em outros lugares”.

Comunidades cristãs 'Despertem'

O veterano missionário comboniano, padre Alex Zanotelli, afirmou que a iniciativa deveria ir além dos padres que percorreram Roma a pé.

Ele argumentou que o clero tinha a responsabilidade de levar o que estava acontecendo em Gaza para suas respectivas paróquias e encorajar as comunidades cristãs a reagir.

Para Zanotelli, a conscientização deve se traduzir em ações não violentas, incluindo pressão econômica contra instituições financeiras ligadas às compras de armas de Israel.

Ele citou a campanha internacional de boicote contra o apartheid na África do Sul como um exemplo de como a ação econômica coletiva poderia exercer pressão.

Outro missionário comboniano, o padre Dario Bossi, afirmou que iniciativas semelhantes estavam se desenvolvendo no Brasil, na Irlanda, na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos.

O objetivo, disse ele, era desafiar a Igreja internamente para que uma mensagem de paz mais forte fosse adotada não apenas por padres individualmente, mas por todas as comunidades cristãs.

“Queremos desmantelar a narrativa que ainda justifica a guerra hoje e, pelo contrário, manter viva a narrativa da não violência evangélica, da diplomacia e da objeção de consciência”, disse Bossi.

Os sacerdotes também passaram parte do dia em discussões destinadas a desenvolver posições que descreveram como fundamentadas tanto no ensinamento cristão quanto na compreensão do contexto histórico.

Um movimento que se espalha para além da Itália

A procissão em Roma marcou a segunda edição da iniciativa.

A rede inclui figuras importantes da Igreja Católica, entre elas o cardeal sul-africano Stephen Brislin, o cardeal guatemalteco Álvaro Ramazzini e o cardeal Cristóbal López Romero, arcebispo de Rabat.

O arcebispo Giovanni Ricchiuti, ex-presidente da Pax Christi Itália, invocou o apelo do Papa Leão XIV por uma “paz desarmada e que desarme as pessoas” durante o encontro.

O arcebispo Franco Moscone de Manfredonia foi além, chamando a atenção para a indústria armamentista e para os responsáveis ​​por suas decisões.

Os participantes enfatizaram que a marcha tinha como objetivo ser uma iniciativa cristã e não violenta, e não uma manifestação política partidária. Orações e cânticos religiosos acompanharam grande parte da procissão.

A esperança deles, disseram os organizadores, era de que não houvesse necessidade de uma terceira marcha.

"Esperamos não nos ver no ano que vem", disseram aos participantes ao final da procissão, "porque não haverá mais necessidade disso".

(PC, Família Cristã, Corriere della Sera)



Comentários