Traficantes de drogas e interferência - Washington redistribui seus drones de combate para a América Latina.

Os Estados Unidos, sob o pretexto de combater o narcoterrorismo, estão implantando armamentos de última geração, semelhantes aos utilizados no Oriente Médio.
Três fontes diretamente ligadas à operação confirmaram a transferência de drones de combate do modelo Reaper para a região, como parte dos preparativos para possíveis operações do que Washington chama de "esforços antinarcóticos e antiterroristas".
Segundo essas mesmas fontes, os planos contemplariam inclusive a possibilidade de realizar ações em território equatoriano, fato que, se confirmado, representaria um salto qualitativo no nível de envolvimento militar dos EUA em um país sul-americano que, até alguns anos atrás, permanecia relativamente à margem desse tipo de operação.
A medida não surpreende quem acompanha de perto a política externa de Washington em relação à região: ela confirma o que diversos analistas vêm alertando há meses. Os Estados Unidos estão aumentando sua presença militar ao longo das rotas do narcotráfico e contra organizações armadas que operam por meio de corredores costeiros, fronteiras terrestres e ilhas do Caribe — todas rotas históricas de trânsito para o mercado de drogas dos EUA.
Longe de ser um evento isolado ou uma mera medida técnica, esse reposicionamento faz parte de uma escalada mais ampla da interferência militar dos EUA na América Latina, sob a conhecida bandeira da "guerra às drogas", uma doutrina que, por décadas, serviu de pretexto para a expansão da vigilância, da inteligência e, quando necessário, das capacidades de ataque direto.
Colômbia e o precedente do MQ-9A
De forma semelhante, a CNN noticiou no início deste mês que o presidente colombiano, Abelardo de la Espriella, chegou a um acordo com Washington para o empréstimo de três drones MQ-9A, oficialmente designados para monitorar rotas de narcotráfico e, se considerados "necessários", para realizar ataques de precisão. Em outras palavras, trata-se de aviões de guerra americanos autorizados a bombardear alvos em solo latino-americano, algo que até alguns anos atrás seria difícil de imaginar como parte de um acordo bilateral de "cooperação".
É importante lembrar que o MQ-9 Reaper não é um drone qualquer: trata-se de uma das plataformas de combate não tripuladas mais utilizadas pelos Estados Unidos em cenários de guerra declarada, do Oriente Médio ao Chifre da África. Seu emprego sob o pretexto de "segurança regional" na América Latina não é um detalhe insignificante e levanta questões sobre os reais limites dessas operações: onde termina a vigilância e começa a capacidade ofensiva efetiva? Quais controles existem sobre o uso dessa capacidade de ataque uma vez que o equipamento esteja implantado na região?
O Panamá também recebe equipamentos
Além disso, a Embaixada dos EUA no Panamá anunciou na quinta-feira a entrega de sistemas de drones de longo alcance, avaliados em mais de seis milhões de dólares, para a Força Aérea e a Marinha do Panamá. A justificativa oficial é a mesma de sempre: monitorar áreas remotas de fronteira, proteger corredores marítimos estratégicos e desmantelar redes de tráfico de drogas e de pessoas. Embora esses sistemas não sejam do tipo Reaper, eles respondem à mesma lógica subjacente: expandir as capacidades de vigilância e consolidar a cooperação militar — ou, em muitos casos, a dependência estrutural — dos países da região em relação a Washington.
O Panamá, devido à sua localização geográfica estratégica e ao controle do canal interoceânico, tem sido historicamente um parceiro prioritário para a política de segurança dos EUA na região. A entrega desses sistemas soma-se a uma longa lista de programas de assistência militar e "cooperação em segurança" que, sob diferentes nomes e em diferentes administrações, mantiveram uma constante: o fortalecimento da presença operacional de Washington na América Latina sob o pretexto de combater o crime organizado transnacional.
Silêncio oficial dos comandos militares
Nem o Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM) nem o Comando dos EUA para a África (AFRICOM) confirmaram oficialmente os detalhes vazados pelas fontes consultadas. Esse silêncio, longe de ser excepcional, faz parte de um padrão recorrente nesse tipo de operação: confirmação não oficial por meio de fontes anônimas, sem um anúncio público formal ou, muito menos, um debate aberto nos parlamentos dos países envolvidos sobre o verdadeiro alcance desses destacamentos.
Essa falta de transparência é um fator significativo na análise política. A ausência de informações oficiais impede uma supervisão democrática eficaz das decisões que, na prática, comprometem a soberania territorial e as políticas de segurança dos países beneficiários. No Equador, por exemplo, a possível autorização de operações com drones de combate americanos deveria — pelo menos em teoria — ser submetida a debate público e parlamentar, algo que, com base nas informações disponíveis, ainda não ocorreu.
Uma mudança estratégica: da África para a América Latina
O fato subjacente, porém, é o mais revelador de todos: a redistribuição dessas capacidades de inteligência e ataque da África para a América do Sul marca uma clara mudança nas prioridades operacionais de Washington. Trata-se de recursos aéreos que, durante anos, foram utilizados em missões de inteligência e no chamado "apoio a parceiros" de nações africanas — no âmbito da luta contra grupos como o Al-Shabaab ou o Estado Islâmico no Sahel — e que agora estão sendo transferidos para um cenário que os Estados Unidos consideram, à sua maneira, diretamente ligado à sua segurança interna, tendo o narcotráfico como pretexto central e princípio organizador da narrativa.
Este movimento não pode ser interpretado isoladamente do contexto político mais amplo. Nos últimos anos, diversas administrações estadunidenses insistiram em retratar o tráfico de drogas como uma ameaça comparável ao terrorismo internacional, uma equivalência discursiva que permite estruturas legais e operacionais muito mais flexíveis — e menos sujeitas à supervisão — do que aquelas que regem a cooperação policial ou judicial tradicional. Sob essa lógica, a fronteira entre “assistência técnica” e intervenção militar direta torna-se cada vez mais tênue.
Cooperação ou subordinação?
Para muitos analistas críticos da região, esses tipos de acordos — empréstimos de drones armados, fornecimento de sistemas de vigilância de longo alcance, presença de conselheiros militares — apenas aprofundam um esquema de dependência estrutural em questões de segurança, onde os países latino-americanos acabam operando, de fato, como plataformas regionais para a estratégia militar dos EUA, em vez de parceiros iguais na elaboração de suas próprias políticas de combate ao crime organizado.
A questão fundamental, portanto, transcende as circunstâncias específicas dessas transferências de equipamentos: trata-se de definir qual o grau de autonomia real que os Estados da região mantêm para decidir suas próprias políticas de segurança e em que medida a “guerra contra as drogas” — relançada repetidamente sob diferentes rótulos — continua a funcionar como a porta de entrada preferencial para a expansão da presença militar de Washington na América Latina. Mais uma vez, como já aconteceu tantas vezes na história recente do continente, o “quintal” assume o protagonismo sempre que isso convém aos interesses da Casa Branca.
Comentários
Postar um comentário
12