Dom Rubio

Marco Rubio está liderando os esforços diplomáticos de Washington para reduzir o apoio internacional à resolução da ONU contra o bloqueio a Cuba. (Foto: AFP)


As histórias da máfia têm algo de tragédia shakespeariana: crimes, traições, lealdades compradas e vinganças bíblicas. Nelas, o chefe raramente precisa levantar a voz, pois basta lembrar ao outro o quanto ele tem a perder. "Farei uma oferta que ele não poderá recusar", promete Vito Corleone em O Poderoso Chefão, deixando claro que o poder reside justamente em não precisar proferir a ameaça.

Este método lembra a ofensiva liderada pelo Secretário de Estado Marco Rubio para minar o apoio internacional à resolução contra o bloqueio a Cuba, que as Nações Unidas irão analisar nos dias 27 e 28 de outubro. Washington vem perdendo essa votação há mais de três décadas e agora tenta reduzir a maioria, garantir abstenções e incentivar ausências. Se não consegue impedir o escrutínio público de uma política que mata 70 pessoas por dia com câncer e aumentou drasticamente a mortalidade infantil em Cuba, tenta intimidar o painel internacional que se reunirá na próxima semana no plenário da Assembleia Geral da ONU.

Toda organização mafiosa tem sua estrutura: um chefe que decide, tenentes que executam e operadores que percorrem o território deixando claro quem está no comando.

A diplomacia dos EUA mobilizou uma máquina semelhante, e acabamos de vê-la nas Nações Unidas, onde o embaixador Mike Waltz agiu como um lacaio. Em 19 de outubro, ele organizou um evento para desacreditar Cuba e instar diplomatas a votarem contra a resolução.

Ele reuniu funcionários de alto escalão do governo americano, financiados com verbas orçamentárias destinadas à "mudança de regime", incluindo figuras que defendem abertamente a intervenção militar na ilha.

Uma potência que não consegue convencer o mundo das virtudes de suas políticas está tentando mudar a opinião pública mundial dando ouvidos àqueles que passaram anos justificando-as. Enquanto isso, as embaixadas de Rubio estão buscando votos de governos cujas relações com os Estados Unidos são marcadas por dependências comerciais, financeiras e de imigração. A extensão exata desses esforços ainda precisa ser documentada, mas a campanha para influenciar o resultado é de conhecimento público.

Enquanto isso, Miami oferece sua própria comédia sombria. Enquanto o embaixador de Rubio se divertia com terroristas em Nova York, o gabinete do Procurador-Geral da Flórida anunciou um novo mandado de prisão contra Raúl Castro. Não há o menor indício de que o histórico líder cubano comparecerá a um tribunal em Miami, mas, com as eleições de meio de mandato nos EUA a apenas duas semanas de distância, a coincidência é oportuna demais para ignorar suas implicações eleitorais e de propaganda.

Um mandado de prisão contra Raúl Castro gera manchetes, fotografias e aplausos em Miami, e pode até garantir alguns votos hesitantes para o líder na ONU. Mas convenientemente se esquece que, em janeiro, 32 combatentes cubanos morreram lutando contra a operação militar dos EUA que culminou no sequestro de Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores, na Venezuela. Trinta e dois mortos defendendo um presidente aliado. Que cálculos Washington fez em relação à resposta que uma operação semelhante encontraria em solo cubano? É muito mais fácil anunciar um mandado de prisão diante das câmeras em Miami do que tentar executá-lo em Havana, o que comprova outro tema recorrente: a coragem dos narcotraficantes é muitas vezes inversamente proporcional aos riscos que estão dispostos a correr.

A Convenção de Palermo de 2000 reserva o conceito jurídico de crime organizado para grupos estruturados que cometem crimes graves para obter ganhos materiais. A Cosa Nostra diplomática apropriou-se de um repertório de procedimentos reconhecíveis nessas sociedades criminosas, expressos em hierarquias, favores condicionais, intimidação e punições exemplares contra Estados-membros da ONU. O mentor da política contra Cuba sabe que uma oferta é mais convincente quando o destinatário está ciente das consequências de rejeitá-la.

Mas Macbeth acabou cercado por homens que o obedeciam, mesmo sem acreditarem nele, porque Shakespeare entendia que o medo pode comprar obediência, mas nunca legitimidade. Dom Rubio deveria se lembrar disso quando a Assembleia Geral votar novamente. Às vezes, até o silêncio tem um preço. A dignidade, não.



Comentários