A instrumentalização política da religião

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante a 81ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas na sede da ONU, na terça-feira, 22 de setembro de 2026. (Foto AP)

O Brasil é atualmente o laboratório político e eleitoral da América Latina. Se Lula perder, o México ficará praticamente isolado do crescente movimento de extrema-direita em quase todo o continente. A extrema-direita sob o segundo mandato de Donald Trump é imparável. Há clara interferência dos EUA por meio de embaixadas, pressão direta com tarifas e coerção diplomática. O empréstimo de US$ 25 bilhões para a Argentina de Javier Milei foi um gesto flagrante de ajuda da Casa Branca. 

Além disso, movimentos de extrema-direita latino-americanos, como os do Chile, Peru, Bolívia e agora Colômbia, têm se beneficiado do apoio tóxico da inteligência artificial durante seus processos eleitorais. Plataformas digitais, bots, fazendas de bots e algoritmos têm moldado o discurso público com percepções falsas. Essa guerra suja e espiritual instiga julgamentos políticos e fomenta o pânico moral. 

A prisão de Fernando Cerimedo na Bolívia expõe um verdadeiro poço de manipulação digital que atinge uma parcela significativa do eleitorado latino-americano. Revela como as disputas eleitorais estão se tornando guerras cognitivas, como as denomina Rafael Barajas. Guerras culturais que visam capturar a consciência dos cidadãos e impor uma visão particular e um senso comum de realidade. 

Um terceiro fator no ressurgimento de movimentos conservadores e autoritários de direita é o fortalecimento da extrema-direita que, operando a partir de uma perspectiva religiosa, busca colocar Deus no centro do cenário político. Paradoxalmente, o fortalecimento dos ultraconservadores se materializou graças ao laicismo constitucional e à liberdade religiosa de muitos países. A política laica corre o risco de ser permeada pelos absolutos da religião. Essa tendência nos obriga a repensar a relação entre crenças religiosas e política, entre laicismo e poder. 

O atual presidente colombiano, Abelardo de la Espriella, em seu discurso de posse, que teve um caráter religioso, encerrou sua fala exclamando: “Viva Cristo Rei!”, evocando a Guerra Cristera que ceifou mais de 200 mil vidas no México. Posteriormente, De la Espriella nomeou diversos pastores evangélicos para cargos importantes em seu gabinete. 

Em menos de 50 anos, o panorama religioso da América Latina mudou radicalmente; essa transformação apresenta duas facetas principais. A primeira é uma megatendência observada na região: o declínio drástico do catolicismo. A segunda é a ascensão das igrejas evangélicas, principalmente pentecostais e neopentecostais, que não só transformam o âmbito das crenças, como também impactam a vida política de muitos países. Essa transformação está enraizada em mudanças culturais e sociais rápidas e profundas na região. 

A extrema-direita emprega uma gramática religiosa para interpretar a realidade como uma série de dicotomias: o bem contra o mal, a defesa da vida contra os que promovem a morte, a dicotomia absoluta do casal contra aqueles que defendem a diversidade sexual. Os que seguem a Deus contra aqueles que perseguem negando-O. A fé, por si só, purifica a política, considerada corrupta e suja. Não é o pastor que pede votos; é o valor religioso que confere à política uma autoridade moral que se tornou nebulosa. 

O Brasil, atualmente o país-chave, realizará o primeiro turno das eleições em poucos dias. O país tem 214 milhões de habitantes; segundo o último censo, existem aproximadamente 56 milhões de evangélicos, representando cerca de 27% da população total. É preciso dizer: nem todos os evangélicos simpatizam com Bolsonaro. A estratégia de Lula não tem sido confrontá-los, mas conquistá-los. Veremos como sua aposta se desenrolará. 

O Instituto de Estudos da Religião (ISER) apresentou uma pesquisa como parte de seu programa Religião e Vida Pública no Brasil. Em relação à ligação entre voto e espaços religiosos, 90% dos brasileiros se opõem à realização de campanhas eleitorais em locais de culto. Essa rejeição permanece alta em diferentes grupos religiosos, regiões, níveis de renda e filiações políticas. No entanto, a pesquisa também mostra que isso não implica ausência de influência política. Recomendações para votar existem e se manifestam de diversas formas e intensidades, dependendo das igrejas e denominações. 

O grave perigo reside na instrumentalização da fé, de modo que, em nome de Deus, projetos políticos regressivos sejam legitimados, conduzindo, por meio da democracia eleitoral, a retrocessos, a um iluminismo sombrio. 

A fé religiosa é frequentemente usada como instrumento em disputas políticas, o que torna necessário refletir sobre seus limites. Devemos analisar a relação entre religião e política a partir de uma perspectiva democrática. No Ocidente, a modernidade gerou marcos normativos para regular a relação entre religião e política. Essas relações sempre estiveram interligadas, fazendo parte da liberdade de consciência, expressão e associação. Contudo, a extrema direita na América Latina tem instrumentalizado a fé politicamente. Velhos fantasmas, como o anticomunismo, estão ressurgindo. 

Portanto, as eleições de hoje no Brasil, gigante sul-americano que não pode ser considerado um mero recanto, são cruciais para a vida do continente.



Comentários