Antes e depois de 2 de outubro de 1968, a CIA financiou estudantes de direita no México.

Fontes: La Jornada - Imagem: Estudantes presos após o protesto em Tlatelolco e retirados do Zócalo; documentos da CIA desclassificados. Fotos da Coleção Manuel Gutiérrez Paredes, Arquivo Histórico da UNAM

 Por Jim Cason e David Brooks 

A Agência Central de Inteligência (CIA) forneceu financiamento a grupos estudantis de direita no México nos dias que antecederam o massacre de estudantes em Tlatelolco, mas 58 anos depois continua a ocultar detalhes de suas atividades e se recusa a divulgar documentos importantes sobre essa parte de sua história.

No total, a CIA gerenciou pelo menos cinco projetos ao longo de duas décadas, focados no controle da liderança estudantil em universidades mexicanas, infiltrando-se e buscando influenciar o Partido Revolucionário Institucional (PRI), a Federação Nacional de Estudantes Técnicos e líderes estudantis do Instituto Politécnico Nacional, de acordo com documentos oficiais divulgados e analisados ​​pelo National Security Archive, um centro de pesquisa independente em Washington.

“Na melhor das hipóteses, a agência desempenhou um papel ativo na polarização da política estudantil da época”, escrevem Claire Dorfman e Arturo Jiménez-Bacardí, do Arquivo Nacional dos Estados Unidos, em uma nova análise de documentos oficiais do governo americano que foram desclassificados. “Na pior das hipóteses, dada a sua estreita relação com Fernando Gutiérrez Barrios, Miguel Nazar Haro e a Direção Federal de Segurança (DFS), a agência desempenhou um papel mais direto na orquestração da violência” em Tlatelolco.

Os dois pesquisadores relatam que um histórico oficial parcialmente desclassificado, em três volumes e 539 páginas, das atividades da CIA no México, revela apoio a grupos estudantis de direita desde a década de 1950. Esse histórico narra como a agência interveio na expulsão do reitor da UNAM, Luis Garrido Díaz, em 1952. Uma década depois, a CIA começou a financiar o Instituto de Pesquisa Social e Econômica (IISE) e o Movimento Universitário de Renovação e Orientação (MURO), que na época era identificado como um grupo que influenciava ativamente a política estudantil.

“A CIA usou o IISE como organização de fachada para apoiar a publicação de livros, panfletos e artigos de jornal anticomunistas, bem como para influenciar o PRI e apoiar o grupo estudantil de direita MURO”, escrevem Dorfman e Jiménez-Bacardí, resumindo parte do conteúdo da história oficial da CIA. “O IISE impressionou a estação da CIA ao entregar os nomes de 3.000 comunistas mexicanos.”

Uma seção recentemente desclassificada da história oficial do programa da CIA no México revela que alguns membros do governo americano estavam repensando o apoio a grupos estudantis de direita no país. Em 1967, o embaixador dos EUA no México e até mesmo a própria equipe de avaliação da agência questionaram o apoio que estavam fornecendo, em particular, ao MURO. “Considerando o custo a longo prazo de fortalecer instigadores violentos radicais que só serviram para polarizar a política estudantil, [o especialista em avaliação da CIA, Kenneth] Millan recomendou o fim do apoio ao MURO”, relata o Arquivo, com base em documentos oficiais.

Avaliações internas da CIA afirmavam que a MURO se especializava em operações de assédio militante com “200 tropas de choque [que] fizeram campanha vigorosamente contra grupos comunistas e pró-Castro na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e nas universidades de Puebla e Guadalajara”. A CIA relatou com satisfação em 1965 que “a MURO está ganhando ainda mais credibilidade com a remoção, nos últimos meses, de reitores comunistas nas universidades de Monterrey, Puebla, Guadalajara e Morelia”.

O apoio da CIA ao MURO continuou na década de 1970. A CIA, trabalhando com o governo mexicano por meio dos chefes da Diretoria Federal de Segurança, Fernando Gutierrez Barrios e Miguel Nazar Haro, mobilizou estudantes para participar de uma manifestação do MURO em frente à embaixada soviética no México em 1969.

Patrocínio de Nazar Haro

Seções recentemente desclassificadas da história da CIA também oferecem detalhes sobre o patrocínio dos EUA a Nazar Haro, que foi recrutado inicialmente como agente da CIA pelo então diretor do DFS, Gutiérrez Barrios, e foi a pedido dele que a CIA subsidiou o treinamento desse indivíduo na Academia Internacional de Polícia em 1965.

Segundo essa versão oficial, Nazar Haro liderou então um grupo de cerca de 20 agentes da DFS que realizavam trabalhos de inteligência sobre as atividades do Partido Comunista, exilados cubanos, trotskistas e grupos culturais do bloco soviético.

Mas os detalhes do envolvimento de Nazar Haro em operações clandestinas contra grupos estudantis mexicanos durante o período que antecedeu o massacre de Tlatelolco permanecem censurados na versão oficial da história que tem sido divulgada até hoje. “Nazar Haro ascendeu na hierarquia do DFS até se tornar diretor em 1978. Sua reputação como interrogador brutal era equiparada à corrupção generalizada e à atividade criminosa dentro de seu serviço de inteligência”, relatam Dorfman e Jiménez-Bacardí. Posteriormente, ele foi formalmente indiciado pelos Estados Unidos por seu envolvimento em uma quadrilha de roubo de carros e, em seguida, preso pelo desaparecimento forçado do líder estudantil Jesús Piedra Ibarra em 1975, mas não foi condenado.

Neste aniversário do massacre de Tlatelolco, o Arquivo de Segurança Nacional, que há décadas trabalha pela desclassificação de documentos oficiais dos EUA, pediu à CIA que divulgue uma versão sem censura de seu histórico de atividades no México.



Comentários