Capitalismo antidrogas: uma guerra contra o povo

O extraordinário livro de Dawn Marie Paley, *Capitalismo das Drogas: Uma Guerra Contra o Povo*, foi publicado em nosso país por seu tradutor, Jorge Comensal, para nos ajudar a compreender "a violência que devastou (e continua devastando) o México e a América Central". Foto: cortesia.

O extraordinário livro de Dawn Marie Paley, Antidrug Capitalism: A War Against the People (Libertad Bajo Palabra, México, 2020), foi publicado em nosso país de forma muito oportuna por seu tradutor, Jorge Comensal, para nos ajudar a compreender "a violência que devastou (e continua devastando) o México e a América Central (...), e para refutar a ideia de que a guerra contra as drogas é um esforço legítimo para controlar o narcotráfico e o crime organizado, quando na realidade é uma campanha de guerra que serve apenas para aumentar o controle socioeconômico das elites ( narcotraficantes , políticos e capitalistas) sobre a população". Ele argumenta, com razão, que "os eventos dos últimos anos confirmam a tese de que o Plano Colômbia, a Iniciativa Mérida e outros programas transnacionais, longe de reduzir a produção e a exportação de drogas para os Estados Unidos, multiplicam a violência contra a sociedade civil, contribuem para a desapropriação territorial dos povos indígenas e modificam as leis e a dinâmica econômica em favor do grande capital, da mineração e das agroindústrias que saqueiam territórios desocupados, e das maquiladoras que exploram trabalhadores reprimidos pelo clima de violência". 

No livro, nossa colega Dawn Marie Paley apresenta, em oito excelentes capítulos, um relato do que significa o capitalismo antidrogas, sua expansão para territórios e espaços sociais novos ou antes inacessíveis, que, além de enriquecer bancos estadunidenses, financiar campanhas políticas e alimentar um lucrativo comércio de armas, beneficia empresas transnacionais de petróleo, gás e mineração, bem como outras grandes corporações, indústrias maquiladoras, redes de transporte e um segmento do setor comercial e varejista representado por empresas como o Walmart, além de interesses imobiliários no México e nos Estados Unidos. 

A autora expõe sua posição de forma inequívoca. Para ela, a guerra às drogas é um remédio a longo prazo para os males do capitalismo, combinando legislação e terror em uma mistura neoliberal testada e comprovada para infiltrar sociedades e territórios antes inacessíveis ao capitalismo globalizado. Sua proposta é repensar a chamada guerra às drogas não como proibição ou política de narcóticos, mas sim como a imposição do terrorismo contra a população urbana e rural, ao lado da qual o investimento estrangeiro direto e o crescimento econômico são facilitados. Este é o capitalismo antidrogas: pilhagem, lucro e saque. 

O objetivo da autora, que ela alcança com maestria, é criar uma estrutura teórica mais útil para a compreensão da guerra contra as drogas ao sul da fronteira entre o México e os Estados Unidos, onde a violência deriva da militarização do Estado e dos cartéis de drogas, que ela também denomina grupos paramilitares. Como ela documenta em seu livro: “Existem fatores estruturais que permitem que certos grupos armados clandestinos extorquem e instiguem o terror com total impunidade, quando esses atos beneficiam o capitalismo transnacional ou a política externa dos EUA”. Em suas viagens pela Colômbia, Honduras, Guatemala e pela fronteira entre o México e os Estados Unidos, coletando relatos, a autora identifica três características da chamada guerra contra as drogas : 

1. A dor, o medo e o sofrimento produzidos pela militarização e paramilitarização afetam principalmente os pobres, a população trabalhadora e os migrantes. 

2. Um dos impactos mais precoces, duradouros e tangíveis da violência é a restrição da mobilidade, seja ela a deslocamento dentro do próprio bairro, a viagem de uma cidade para outra, a travessia da fronteira dos EUA (em ambas as direções) ou a migração. 

3. A liberdade de expressão – individual e coletiva, por meio de atos públicos, da comunidade ou dos meios de comunicação de massa, entre outros – tem sido atacada. 

“Embora esses três fatores, em conjunto, constituam as narrativas mais acessíveis e consistentes da guerra contra as drogas , para qualquer repórter familiarizado com a situação, essas narrativas não são as que dominam as reportagens sobre o narcotráfico e a guerra apoiada pelos EUA. Em vez de relatar as experiências daqueles afetados pela guerra contra as drogas, jornais, centros de pesquisa e governos tendem a produzir reportagens dominadas por histórias de cartéis (grupos criminosos) em guerra uns com os outros pelo controle de rotas e territórios de tráfico. (...) As vítimas são geralmente retratadas como parte de alguma atividade criminosa, ou pelo menos relacionadas a alguém ligado à atividade criminosa, uma formulação que praticamente criminaliza comunidades inteiras. (...) Contar histórias que divergem do roteiro oficial pode ser fatal.” Esta obra precisa ser lida e analisada com o mesmo rigor, profundidade e profissionalismo com que foi escrita.



Comentários