O Eixo da Resistência: Movimentos Indígenas Unidos contra o Sionismo e o Imperialismo

Inlakesh traça as raízes indígenas do Eixo da Resistência. (Ilustração: Pensando a Palestina)

Robert Inlakesh traça as raízes indígenas do Eixo da Resistência, mostrando como a oposição comum ao sionismo e à dominação imperial forjou uma aliança que transcendia as linhas nacionais e sectárias.

Na tentativa de dividir a região, separar a Ásia Ocidental do bloco histórico do Sul Global e dissuadir o apoio de aliados naturais da esquerda, os grupos de resistência islâmica – principais responsáveis ​​pelo combate ao imperialismo e ao colonialismo de povoamento – foram deliberadamente deturpados e até mesmo retratados como uma realidade imposta por estrangeiros.

A resistência regional atual é conhecida como o "Eixo da Resistência". Há décadas, grupos de reflexão pró-Israel sediados em Washington têm apresentado essa aliança – composta pela Resistência Palestina, a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC), grupos de resistência iraquianos, o Hezbollah e, ​​mais recentemente, o Ansarallah do Iêmen – como sendo formada pelo Irã e seus "representantes".

“O Crescente Xiita” é outra expressão, usada pela primeira vez em 2004 pelo governante hashemita da Jordânia, o Rei Abdullah II, que foi adotada como forma de enquadrar o bloco de resistência regional como uma aliança sectária. Embora o monarca jordaniano tenha esclarecido posteriormente que não pretendia que a expressão fosse um alerta sobre uma ameaça sectária emergente, é exatamente assim que suas palavras têm sido utilizadas pelos imperialistas ocidentais e por Israel.

Essa linguagem é calculada para desacreditar a resistência regional, para enquadrá-la como estrangeira, motivada em sua essência pelo sectarismo, ou para sugerir que movimentos como o Hamas ou a Jihad Islâmica Palestina carecem de autonomia em um jogo de xadrez mais amplo controlado pela República Islâmica, cujo objetivo é criar um novo Império Persa.

Houve, portanto, dois componentes principais em uma campanha de décadas destinada a desacreditar o Eixo da Resistência:

  • Uma campanha localizada que busca desencorajar conceitos de unidade pan-árabe/pan-islâmica.
  • Uma campanha global que busca retratar a aliança como inimiga da esquerda e dos valores do Iluminismo.

Ambos os lados conseguiram, em grande medida, isolar o Eixo. Vários fatores contribuem evidentemente para a vitória de campanhas de propaganda lideradas por Israel e pelos EUA, como essas, incluindo a incapacidade do próprio Eixo da Resistência de cativar a imaginação do público-alvo.

Dentre uma série de fatores, destaca-se também o esforço conjunto das monarquias árabes do Golfo Pérsico, aliadas dos EUA, para usar sua imensa riqueza a fim de saturar os meios de comunicação com propaganda que, inadvertidamente, promove suas próprias ideologias estatais, incluindo o wahabismo e o madkhalismo, e para disseminar desinformação de todos os tipos sobre o Irã. As guerras no Iraque e na Síria contribuíram enormemente para essa propaganda, duas guerras que testemunharam o surgimento de significativa violência sectária.

Do nacionalismo árabe à resistência islâmica

Grandes mudanças ideológicas ocorreram dentro e fora das fronteiras da Palestina ocupada, em uma luta que já dura mais de 100 anos, em oposição à dominação estrangeira e ao colonialismo de povoamento.

Na Palestina, o movimento de resistência nacional absorveu influências que variavam de líderes locais semifeudais a comunistas, socialistas, nacionalistas árabes, defensores da Grande Síria e, evidentemente, movimentos islâmicos. Os primeiros quadros de resistência propriamente ditos que se formaram na Palestina ocupada sob o Mandato Britânico – para além dos trabalhadores camponeses que participaram numa série de revoltas na década de 1920 – foram as células de resistência armada que atuavam sob o comando do xeque Izz al-Din al-Qassam. O clérigo sírio foi responsável pela formação do que ficou conhecido como al-Kaff al-Aswad (A Mão Negra) e promoveu uma plataforma islâmica.

Havia também líderes como o Grande Mufti de Jerusalém, Hajj Amin al-Husseini, que convocou o Congresso de Jerusalém de 1931 e fez tentativas de promover a unidade pan-islâmica, centrada na questão da Mesquita de Al-Aqsa. Ele também se empenhou em chamar a atenção para a questão do terceiro local mais sagrado da fé islâmica.

Contudo, simultaneamente, dentro da Palestina ocupada existiam associações muçulmano-cristãs, contribuições intelectuais significativas das elites urbanas palestinas, bem como grandes influências de comandantes e movimentos nacionalistas árabes em toda a região. Todos esses elementos foram parte integrante da história da resistência nacional.

Após a Nakba (a Catástrofe), grande parte do mundo árabe voltou sua atenção para o líder egípcio Gamal Abdel Nasser e seu nacionalismo árabe. O presidente Nasser conseguiu sobreviver à invasão tripartite do Egito, lançada pela Grã-Bretanha, França e Israel em 1956, um conflito que resultou na retirada de todas as forças de ocupação do território egípcio. Aliada à forte influência cultural do Cairo por meio de sua máquina midiática, a vitória de 1956 conferiu enorme capital político ao líder egípcio e ao que viria a ser conhecido como Nasserismo.

Em 1951, surgiu o Movimento Nacionalista Árabe (MNA), tornando-se uma das principais organizações na luta pela causa palestina e alinhando-se a Nasser. Em 1957, nasceu também o movimento Fatah, sendo ele próprio uma organização nacionalista. Basta dizer que o nacionalismo árabe, em suas diferentes vertentes, foi a ideologia popular incontestável da época, até a histórica derrota na guerra de 1967.

A Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967, abalou a imagem do presidente egípcio Gamal Abdel Nasser. Israel lançou um ataque surpresa que resultou na ocupação da Península do Sinai egípcia, das Colinas de Golã sírias, de Jerusalém Oriental, da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. Cerca de 350 mil pessoas foram expulsas de suas casas; nos anos seguintes, dezenas de milhares continuaram sendo vítimas de limpeza étnica, principalmente da Cisjordânia ocupada para a Jordânia.

A cúpula do ANM decidiu seguir outro caminho, formando a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) e adotando uma doutrina marxista-leninista. Em todo o mundo árabe, surgiram grupos e partidos de resistência, à medida que um período de reflexão se iniciava após a queda do nasserismo e a morte do líder egípcio, poucos anos depois. Um dos momentos decisivos do nacionalismo árabe na luta pela libertação palestina ocorreu em março de 1968, quando combatentes do Fatah se envolveram em um confronto armado com o exército israelense, conhecido como a Batalha de Karameh.

Israel havia atacado uma cidade na Jordânia, buscando destruir bases pertencentes ao partido Fatah, utilizando cerca de 15.000 soldados. Lutando ao lado das Forças Armadas da Jordânia, os fedayeen palestinos conseguiram travar uma batalha de 15 horas que infligiu perdas consideráveis ​​ao exército israelense. Embora jordanianos e palestinos tenham perdido mais homens, a batalha demonstrou ao mundo árabe que Israel não era invencível e confirmou na mente das massas que uma opção militar ainda era viável.

A Organização para a Libertação da Palestina (OLP), sob a qual operavam os diversos movimentos de resistência, estabeleceu-se na Jordânia e começou a ganhar força. Sua presença foi interpretada como uma ameaça pelo Rei Hussein e, evidentemente, como uma grande ameaça a Israel. Esses temores culminaram em uma repressão à resistência palestina em setembro de 1970. Em outubro do mesmo ano, o monarca jordaniano e presidente da OLP, Yasser Arafat, assinou um acordo para retirar os combatentes da resistência do país.

Como resultado, a OLP se mudou para o Líbano, de onde se envolveu em confrontos com o exército israelense, o que levou Israel a invadir repetidamente vilarejos e cidades do sul do Líbano. Durante a década de 1970, revolucionários iranianos de todo o espectro político – marxistas, socialistas islâmicos e seguidores do Imã Ruhollah Khomeini – viajaram para o Líbano e o Iêmen do Sul para receber treinamento em campos da OLP. Essa experiência militar não só ajudou a revolução de 1979 a derrubar o Xá do Irã, apoiado pelos EUA, como também forneceu aos principais líderes que formariam a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) conhecimento militar adquirido por meio da OLP.

Mesmo depois de 1979, membros da OLP viajaram para o Irã para auxiliar no treinamento da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC). Yasser Arafat foi, de fato, o primeiro líder estrangeiro não apenas a endossar a República Islâmica, mas também a viajar pessoalmente a Teerã para demonstrar a extensão da aliança entre os dois países. Essas relações azedariam posteriormente durante a Guerra Irã-Iraque, devido à estreita relação entre a OLP e Saddam Hussein, do Iraque.

Em 1982, os israelenses aproveitaram um incidente sem relação com a OLP para invadir o país mais uma vez. Ocuparam o sul do Líbano novamente, mas desta vez avançaram até Beirute e, juntamente com seus aliados, enfrentaram a resistência palestina até um impasse.

O resultado foi a morte de até 20.000 palestinos e libaneses, o que acabou levando a um acordo de rendição, pelo qual a OLP concordou em retirar sua liderança e 14.000 combatentes para a Tunísia.

Na sequência disso, e com a ausência dos combatentes da resistência, o exército israelense orquestrou uma série de massacres contra refugiados palestinos indefesos, permitindo que suas milícias aliadas fascistas libanesas agissem. O pior deles foi o assassinato em massa de cerca de 3.500 civis no bairro de Sabra e no campo de refugiados de Shatila, a maioria mulheres e crianças. Tanto libaneses xiitas quanto palestinos foram vítimas dessas campanhas de extermínio em massa.

A Ascensão do Hezbollah, do Hamas e da Jihad Islâmica

Israel decidiu então manter-se como força de ocupação no sul do Líbano, estabelecendo oficialmente a sua ocupação ilegal da região em 1985, com o auxílio do seu grupo paramilitar, o Exército do Sul do Líbano (ESL). Em reação à ocupação do sul, de maioria muçulmana xiita, muitos membros do partido político xiita Amal formaram uma frente de resistência islâmica que operava fora dos limites do movimento.

Em 1985, com o auxílio da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã (IRGC), essa facção dissidente declarou o nascimento do Hezbollah. O novo partido, um movimento libanês orgânico, foi formado com a intenção de resistir a Israel e começaria a realizar operações custosas contra as forças de ocupação.

O que também começou a acontecer durante esse período foi que os próprios palestinos iniciaram um período de reflexão profunda, tendo sofrido mais um golpe em seu moral e buscando um novo caminho a seguir. Na Faixa de Gaza, a FPLP era a facção de resistência mais acirrada, enquanto o partido Fatah, exilado, era o movimento líder dentro da OLP.

Já na década de 1970, um grupo palestino dissidente da Irmandade Muçulmana no Egito, o Mujamma al-Islamiyya, limitava-se ao setor social e opunha-se à violência. No entanto, esse movimento começou a construir o que acabou por se tornar conhecido como o setor da Sociedade Civil Islâmica e, devido ao seu trabalho de caridade, clínicas de saúde e à fundação da Universidade Islâmica em Gaza, começou a atrair muitos seguidores.

Entretanto, outra organização também estava sendo formada no final da década de 1970: a Jihad Islâmica Palestina (JIP). Em contraste com os Mujahidin, a JIP defendia abertamente a luta armada como um dever individual. Rapidamente, passou a lançar ataques armados com granadas e fuzis no início da década de 1980. Após a derrota da OLP em 1982, a JIP começou a recrutar ex-membros do Fatah em busca de um novo caminho na luta contra a ocupação. Diferentemente dos outros movimentos palestinos que se formaram desde 1948, os grupos islâmicos surgiram de dentro das fronteiras da Palestina ocupada, especificamente da Faixa de Gaza.

Em 1987, a primeira Intifada eclodiu na Faixa de Gaza, começando no campo de refugiados de Jabaliya. A Jihad Islâmica Palestina (PIJ), que havia concentrado seus esforços na resistência armada e cujos líderes foram originalmente inspirados pela Revolução Islâmica no Irã, atraiu uma base específica de seguidores entre a classe trabalhadora de Gaza, mas seu tamanho era limitado. Em contraste, quando o Harakat Al-Muqowemeh al-Islamiyya (Hamas) anunciou sua formação durante a fase inicial da Intifada, já havia construído uma grande base de apoio por meio de seu setor da sociedade civil.

Outro golpe foi sofrido pela liderança da OLP sediada no Norte da África, que havia se empenhado ao máximo para liderar a Intifada, quando Saddam Hussein, do Iraque, decidiu invadir o Kuwait em 1990. O Partido Fatah havia decidido emitir declarações em apoio ao presidente iraquiano antes de adotar uma postura mais neutra posteriormente. Esse erro custou-lhes uma enorme perda de apoio financeiro das monarquias árabes do Golfo Pérsico e até mesmo a expulsão de palestinos do território kuwaitiano.

Entre 1993 e 1995, a OLP assinou os Acordos de Oslo com Israel, realocando-se para a Faixa de Gaza e a Cisjordânia. Contudo, esse acordo, que reconhecia a presença de Israel em 82% de seu território, ocorreu em um período de forte tensão. A aliança EUA-Israel aproveitou-se da fragilidade da OLP para forçá-la a assinar um acordo que pusesse fim ao fardo da Intifada. Permitiram, então, a criação da Autoridade Palestina (AP) nos territórios ocupados, o que retiraria dos israelenses as responsabilidades de segurança e administração civil.

Após a morte de Yasser Arafat sob cerco em 2004, durante a Segunda Intifada que eclodiu após o colapso do chamado "Processo de Paz de Oslo", as facções da Resistência Islâmica tornaram-se gradualmente o único obstáculo a qualquer resistência significativa. Em 2002, as facções da resistência palestina e a liderança descentralizada das forças de segurança da Autoridade Palestina foram submetidas a uma enorme repressão israelense. A Operação Escudo Protetor foi lançada naquele ano, resultando na derrota das facções da resistência palestina que estavam entrincheiradas no campo de refugiados de Jenin e em outros locais no norte da Cisjordânia.

Os EUA forçaram Arafat a iniciar a reforma da Autoridade Palestina em 2003, o que criou o cargo de Primeiro-Ministro da AP. Em 2005, Mahmoud Abbas, ex-líder da AP escolhido pelos EUA, implementou leis para consolidar as facções das Forças de Segurança Palestinas sob uma liderança centralizada. Ele consolidou o poder em todos os setores ao longo dos anos, iniciando um processo apoiado pelos EUA para transformar as Forças de Segurança da AP em subcontratadas do exército israelense, a partir de 2007.

Entretanto, o Hamas venceu uma eleição democrática esmagadora em 2006 e, em seguida, derrotou uma tentativa de golpe apoiada pelos EUA, continuando sua resistência armada contra os israelenses a partir da Faixa de Gaza sitiada.

Como um eixo regional tomou forma

A Síria era, há algum tempo, um elo crucial na resistência regional, pois permitia a transferência de armas para movimentos que resistiam a Israel, ajudava a treinar suas forças em alguns casos, fabricava armas especialmente para esses grupos e abrigava suas lideranças. Por exemplo, o ex-líder do politburo do Hamas, Khaled Meshaal, residia em Damasco até se mudar para o Catar após o início da guerra na Síria. Mesmo assim, a Jihad Islâmica Palestina (PIJ) e, em menor escala, a Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) já haviam estabelecido uma presença significativa no país e permaneceram lá.

A liderança síria sob Hafez al-Assad e, posteriormente, Bashar, apoiou os grupos de resistência palestinos, mas sempre buscou controlar a direção dos movimentos. Quando o Partido Baath sírio foi fundado – o partido dos governantes Assad – também estabeleceu uma filial palestina chamada Al-Sa'iqa e, mais tarde, o Comando Geral da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP-CG). Embora a era Assad tenha sido marcada por uma clara tentativa de usar o apoio ao Hezbollah e à resistência palestina em benefício próprio, a Síria desempenhou, sem dúvida, um papel crucial na luta contra Israel. O Irã lutaria posteriormente para manter essa ponte terrestre e aliado estratégico antes que a tentativa de mudança de regime tivesse sucesso em instalar uma liderança apoiada pelos EUA em Damasco, em dezembro de 2024.

Os iranianos naturalmente mantiveram laços estreitos com a população xiita majoritária do vizinho Iraque após a invasão ilegal dos EUA em 2003. Com a queda do governo, surtos de violência sectária perpetrados por grupos afiliados à Al-Qaeda e a instalação de um sistema corrupto construído pelos EUA, a Força Quds da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) passou a estar presente no país. Em 2014, quando o Daesh lançou sua ofensiva e começou a cometer enormes massacres de civis em todo o Iraque, a IRGC decidiu ajudar a formar uma série de milícias para conter a tomada de poder hostil que ameaçava atingir também suas fronteiras. Isso deu origem às Unidades de Mobilização Popular (PMU), ou Hashd al-Shaabi, que se tornaram as facções de resistência que derrotariam o Daesh em solo iraquiano.

O Ansarallah no Iêmen também é uma história à parte. Um movimento originalmente iniciado por um estudioso revivalista muçulmano zaidita, Hussein al-Houthi, que começou a proferir sermões em oposição à promoção agressiva do wahabismo no Iêmen, impulsionada pela Arábia Saudita. Na década de 1990, o grupo começou como um pequeno movimento com base na região norte de Sa'adah, sendo posteriormente alvo de uma violenta repressão pelo ex-ditador iemenita Ali Abdullah Saleh, após este se alinhar à campanha americana da "Guerra ao Terror" no início dos anos 2000.

Hussein al-Houthi era, na verdade, muito crítico da República Islâmica do Irã, uma tendência que terminou quando ele foi morto pelo regime durante uma operação de prisão, e seu irmão Abdul-Malik al-Houthi assumiu a liderança do movimento. Em 2011, durante a Primavera Árabe, o movimento rebelde do norte se envolveu na revolta popular para derrubar o ditador e, em 2015, tomou a capital, Sana'a.

Para além do sectarismo: a defesa de uma frente de resistência unida

Quer você se oponha a esses movimentos com base na ideologia ou em suas ações, ou se oponha ao governo iraniano por qualquer motivo, nenhum dos elementos regionais que compõem o Eixo da Resistência é artificial. Embora abordar todas as nuances esteja além do escopo deste texto, é importante considerar que a aliança de resistência atual é originária da região.

Na verdade, o Eixo da Resistência sofreu muito menos influência estrangeira do que os movimentos nacionalistas e socialistas que o precederam. A União Soviética, o Movimento Não Alinhado e a República Popular da China, que desempenharam um papel enorme na resistência e nas ideologias da região no passado, não se originaram no oeste da Ásia e no norte da África. Esta observação não visa validar ou invalidar as origens ideológicas ou os apoiadores de um movimento; trata-se, simplesmente, de constatar que a propaganda que retrata o Eixo da Resistência como um impostor estrangeiro no mundo árabe é absurda.

Considerando que atualmente observamos uma série de facções e governos de resistência islâmica em toda a região, não é de surpreender que o Irã tenha desempenhado um papel importante. Historicamente, os persas deram enormes contribuições ao pensamento e à civilização islâmica – antes e depois de sua conversão em massa à doutrina xiita durante o início da Dinastia Safávida. De fato, a maioria dos proeminentes compiladores sunitas de hadith (ditos do Profeta Maomé), como o Imam al-Bukhari, o Imam Muslim e Abu Dawud, eram de ascendência persa e/ou viviam dentro das fronteiras do Irã.

É fácil demonstrar que o Eixo da Resistência existe por dois motivos: é uma aliança mutuamente benéfica e está unida por um compromisso ideológico de resistir à dominação imperial. Embora as facções de resistência iraquianas e libanesas sejam predominantemente xiitas duodecimanas, o que as torna ideologicamente próximas do Irã, o mesmo não se pode dizer das Forças Armadas Palestinas e Iemenitas.

Historicamente, não há exemplos de ausência total de classismo, tribalismo, xenofobia, violações de direitos, sectarismo e sexismo em alianças tão amplas. Essas questões jamais devem ser ignoradas ou subestimadas, mas sim compreendidas como obstáculos a qualquer movimento de resistência ao imperialismo e à ocupação beligerante.

Frequentemente, as tentativas ocidentais – mesmo aquelas feitas por esquerdistas bem-intencionados – de menosprezar o apoio aos movimentos de libertação nacional e às lideranças anti-imperialistas, devido a questões da natureza mencionada acima, acabam por se basear em narrativas orientalistas e islamofóbicas profundamente enraizadas. É como jogar fora o bebê junto com a água do banho, romantizando lutas de resistência do passado que, por sua vez, enfrentaram diversos problemas em nível organizacional e/ou social, a fim de estabelecer critérios de pureza para as lutas atuais.

Se o Eixo da Resistência for derrotado, a batalha contra Israel e o imperialismo estadunidense estará, francamente, perdida por gerações. Após o genocídio em Gaza e a guerra de agressão ilegal entre EUA e Israel contra o Irã, a aliança regional de resistência é a única coisa que se interpõe no caminho de uma tirania estrangeira total. Isso não significa que se deva descartar todas as críticas à resistência, mas sim direcioná-las para o caminho correto e evitar cair na armadilha de acobertar o Projeto do Grande Israel e a tirania que é o establishment da política externa de Washington, D.C.

Robert Inlakesh é jornalista, escritor e cineasta documentarista. Ele se concentra no Oriente Médio, com especialização na Palestina.









Comentários