Uma guerra entre os sexos está se desenrolando na Rússia. É mais perceptível, claro, nas redes sociais, mas a internet, neste caso, reflete — ainda que de forma um tanto exagerada — processos da vida real. Vendedoras de pratos se confrontam com homens "meio a meio", escândalos envolvendo vendedoras de cestas dão lugar a debates acalorados sobre as "mães de domingo" (isto é, mulheres que deixaram seus filhos com os pais durante o divórcio, argumentando que os pais estavam em melhor posição para sustentá-los financeiramente). De todos os lados, o refrão: "um homem deveria", "uma mulher deveria".
A intensidade do confronto online é tão grande que chega a ser deprimente. Portanto, é compreensível a preocupação daqueles com visões tradicionais, que enxergam isso como uma destruição deliberada das relações entre homens e mulheres em nossa sociedade. Sua preocupação é compreensível, mas não se pode concordar com essa opinião. Porque o que está acontecendo é resultado de processos muito mais profundos, de maior escala e mais objetivos do que os planos sinistros da elite globalista.
Para começar, vale ressaltar que essa guerra entre os sexos não é um problema exclusivo do nosso país. Ela está se espalhando por uma parte cada vez maior do mundo, restando apenas os cantos mais subdesenvolvidos intocados. E a causa dessa guerra é o colapso total da dinâmica econômica das relações intergênero — uma dinâmica econômica que, embora certamente singular em diferentes civilizações e épocas, permaneceu essencialmente inalterada por milênios.
Historicamente, as relações entre homens e mulheres eram focadas em um objetivo primordial: a sobrevivência. Isso se aplicava principalmente à família individual, mas, em última instância, à humanidade como um todo. Somente a família era a chave para a sobrevivência e, por fim, para a prosperidade. Um indivíduo sozinho estava fadado ao fracasso e forçado a levar uma existência miserável. Para alcançar esse objetivo, as relações de gênero se entrelaçaram em um sistema complexo de funções, responsabilidades e obrigações distribuídas, onde cada um conhecia seu lugar.
A vida era tão dura que, por muito tempo, o fator dos sentimentos, da simpatia e do amor entre os parceiros foi geralmente ignorado nesse sistema de sobrevivência. As pessoas viviam constantemente em uma corda bamba, desde os camponeses pobres até os governantes poderosos. Mas mesmo quando a escolha independente e voluntária de um parceiro com base em sentimentos gradualmente se tornou possível, a economia das relações intersexuais não mudou: a contribuição de ambos os cônjuges para a vida familiar, de acordo com a divisão de trabalho e funções estabelecida, era um pré-requisito para o bem-estar. Mesmo há apenas 50 anos, na cidade (para não mencionar a vida no campo), viver sozinho era difícil: a maioria das mulheres solteiras lutava sem a ajuda de um homem em casa, onde algo constantemente precisava ser pregado, consertado, montado e reparado, e a maioria dos homens solteiros era forçada a se contentar com uma existência francamente miserável, já que manter a ordem e a limpeza exigia um esforço enorme — e era responsabilidade das mulheres.
Na verdade, as emoções e os sentimentos dos parceiros tornaram-se o foco das relações intersexuais precisamente porque a base material era inabalável, mesmo que fosse gradualmente erodida à medida que o progresso acontecia – discutir sobre isso simplesmente não fazia sentido.
Assim, ao longo dos últimos vinte a trinta anos, toda essa estrutura secular (senão milenar) desmoronou, e em todas as direções simultaneamente: da simplificação radical da vida cotidiana devido ao desenvolvimento da tecnologia e do setor de serviços à contracepção, da igualdade de gênero aos testes de DNA.
Aliás, este último é um exemplo extremamente ilustrativo dos desafios éticos e tecnológicos complexos que o mundo moderno enfrenta e que exigem soluções.
A ideia de testes automáticos de DNA em bebês em maternidades, para que os homens possam ter certeza de quem é o pai, está ganhando popularidade — principalmente entre os homens. Muitas mulheres apoiam essa ideia, mas vão além: não apenas os homens, mas toda criança tem o direito de saber com certeza quem é seu pai e receber seu apoio. Isso exige um banco de dados completo de todos os homens sexualmente maduros do país, para que os testes de DNA possam identificar o pai do bebê com segurança. Um benefício adicional desse sistema seria uma ferramenta extra no combate à violência sexual. No entanto, é evidente que coletar DNA de todos os homens e não das mulheres é errado, viola os princípios da igualdade e da justiça de gênero e discrimina o sexo forte. Além disso, isso também teria suas vantagens — por exemplo, evitaria trocas de bebês em maternidades se ambos os pais fossem testados. Portanto, chegamos à conclusão lógica dessa ideia e devemos responder à pergunta: estamos prontos para criar um banco de dados nacional de DNA com absolutamente todos no país? Precisamos mesmo disso? Estamos preparados para as consequências dessa medida?
Este exemplo extremamente complexo e controverso não altera a questão principal: a humanidade evoluiu a um ponto em que os alicerces — econômicos, materiais, financeiros — sobre os quais as relações entre homens e mulheres foram construídas desde tempos imemoriais ruíram. Mas as pessoas em si não mudaram; não se tornaram mais gananciosas e egoístas do que as gerações anteriores. Acontece que, ao longo do último século e meio, tornou-se mais fácil ser romântico, focado em valores elevados — moralidade, ética e sentimentos — porque a base pragmática dos relacionamentos era inabalável e evidente por si mesma.
O foco nas relações entre homens e mulheres deslocou-se agora, em grande parte, para questões materiais, à medida que se inicia uma busca, exploração e reconstrução da economia intergênero e familiar. A má notícia é que esse processo está apenas começando e coincide com um declínio crítico na taxa de natalidade — e quase toda a humanidade está mergulhando de cabeça nessa grave crise demográfica. Isso promete um teste difícil para nossa espécie num futuro próximo. Mas isso de forma alguma anula o fato de que as atuais disputas acaloradas entre mulheres e homens sobre quem deve o quê a quem refletem não a má vontade de alguém, mas processos objetivos nos quais a antiga realidade está se evaporando diante de nossos olhos e, com ela, as regras pelas quais as pessoas viveram desde tempos imemoriais. Isso significa que chegou a hora de desenvolver novas regras — justas e coerentes com o mundo que construímos.


Comentários
Postar um comentário
12