quarta-feira, 19 de junho de 2024

Sobre a inocência como princípio político


Foto do perfil do Facebook do Gala Pin.


Quando chego à casa de amigos que acolheram a mim e ao meu bebê, naquela terça-feira, quando o líder do direitista Partido Popular, Alberto Nuñez Feijóo, fez sua primeira tentativa frustrada de formar governo, eles querem saber o que aconteceu. Digo-lhes que ainda estou tentando entender isso, que me sinto como um peixe fora d'água, que este não é o meu mundo... mas estou começando a ver os contornos de um insight que a lição do dia é que a inocência deve ser defendida como um princípio político. Ainda não consigo colocar isso em palavras. Eles me perguntam novamente. Eles estão curiosos. Isso é algo novo, algo novo meu, algo novo deles (eles nunca tiveram um amigo que fosse deputado).

Eu poderia ter contado a eles tudo sobre o traje exagerado dos senadores e parlamentares, minha estupefação com a forma como os ocupantes da bancada de direita batem os pés (literalmente, não uma metáfora) quando estão tendo acessos de raiva, o presidente da Câmara repreendendo eles como um bando de crianças: “Senhoras e senhores, nada de pisar na Câmara. Senhoras e senhores! Por respeito aos nossos cidadãos, parem de carimbar!” Eu poderia ter me perdido na história, em algum lugar entre o divertido e o fascinante, do que vi, esses personagens de TV agora de carne e osso na mesma sala que eu, os tapetes macios, as molduras de pinturas antigas. Eu poderia ter feito uma descrição (banal, suponho) dos buracos de bala no teto da câmara, uma memória vividamente petrificada de 1981 e da tentativa de golpe de Tejero no 23º andar, ou sobre minha primeira entrada em um universo que vi na televisão, e onde eu comi um donut fora do palco e um pouco de água mineral. Mas não quero falar sobre isso. Lembro-me de ser vereador de Barcelona em 2016 e de conversar com vereadores de outras cidades, de como a maioria deles não queria ir além de histórias engraçadas sobre os confrontos entre o senso de rua - que era de onde viemos - e a lógica privada da instituição. Lembro-me de como fiquei frustrado porque não conseguimos pensar juntos, de forma um pouco mais abstrata, sem nos atolarmos nas questões monótonas da política municipal, que engolfam todo o seu tempo. Não quero falar sobre estas coisas, não quero repetir as anedotas que todos esperam ou podem adivinhar, sobre o abismo entre o meu mundo e o da política parlamentar. A coisa toda me dá um ataque de letargia ontológica.

Estou desorientado, só tenho pressentimentos, estou atordoado pelas dezenas de impressões que se solidificam confusamente na minha cabeça, distribuídas caoticamente em forma de sensações por todo o meu corpo. Tudo é novo, mas já descobri que, no momento em que você está desprevenido, eles lhe colocam óculos convencionais para que você possa ver este mundo da mesma forma que sempre foi visto por todos (mas agora não incluo o bem no elíptico “todos” da frase). Meus próprios óculos estão fora de foco, mas é assim que gosto deles. Eles me deixam tonto, mas é isso que eu quero. De jeito nenhum vou ao oftalmologista.

Na verdade, não é verdade que não tenha vontade de falar sobre isso. Minha verdadeira vocação é ser uma espécie de antropóloga invisível. Mas acho que deveria contar-lhes outra coisa. E procuro fazer isso, contando a eles a minha indignação, o meu espanto. “Eu esperava um debate mais ideológico. Não sei como colocar isso.” Estou incomodado por não ter havido debate. Eu realmente não sei como dizer o que quero dizer. Neste momento, não tenho certeza sobre o que quero dizer. Não sou tão rápido em classificar emoções. O facto de não ter havido qualquer tentativa de debate a partir das diferentes posições políticas sobre como mudar as coisas, faz-me sentir desligada do lugar e das pessoas que o habitam. A sensação é a de ter assistido a uma discussão em linguagem privada, entre actores pouco dispostos a ajudar os cidadãos a perceberem que a política também lhes pertence. Porque, talvez para além do já desgastado “vamos falar dos problemas das pessoas” – do qual é impossível discordar – o instinto democrático diz que temos de ir mais longe, temos de fazer política, e fazer política de tal forma que os cidadãos saibam que a política também é deles.

No trio “a política como poder para transformar a realidade, a política como espaço para conquistar cotas de poder e a política como arena para manter o partido à tona como um fim em si mesmo”, o primeiro estava ausente. Melhor dizendo, achei essa falta da primeira noção dolorosamente difícil. Sinto-me profundamente distante.

Tento desajeitadamente transmitir isso aos meus amigos. Falo com desgosto, com desconforto e com banalidades. “Eu queria debater sobre a emergência climática, os enormes desafios que enfrentamos como sociedade, e não tanto sobre se você teria feito um acordo com este ou aquele em tal ou tal ano, ou se você fosse mais assim ou mais assim”. Mas eu faço uma bagunça nisso. A certa altura parece mesmo que a minha crítica (e não sei se é uma crítica ou uma tagarelice descaradamente subjectiva) não distingue entre direita e esquerda. Meus amigos querem fofocas de bastidores e pensamentos elevados, e eu balbucio que é tudo teatro, que eles não falam sobre o que realmente importa, que estão comandando a política, a obscenidade do modo de ser da direita … E meus amigos quase riem de mim. “Mas é assim, Gala! Onde você acha que pousou? Até nós sabíamos que era assim! O que você esperava?"

A mesma coisa acontece no dia seguinte, quando digo que estou pasmo com o que vi no dia anterior e com o que está acontecendo agora com colegas e velhos amigos. Eles me explicam diligentemente o que Pedro Sánchez pretende com sua jogada contra Feijóo e contra Yolanda Diaz, eles novamente decodificam o discurso de Óscar Puente como um professor dando a Lição Um de álgebra. Destemidos, eles me dão um sermão sobre como Feijóo está falando em parte para sua paróquia, construindo e consolidando sua pessoa como líder da oposição. Eles me contam coisas que eu sei, mas eu apenas aceno com a reclamação, oferecida afetuosamente, mas ainda assim. Contam-me outras coisas que não li bem e todos reproduzem os códigos e a gramática daquele espaço. Não há expressão de surpresa genuína, exceto em relação às poucas surpresas táticas que apareceram. Estou ficando irritado com essa sensação de pensamento imerso na inércia.

A única certeza que tenho após dois dias de debate sobre a investidura é que a inocência deve ser reivindicada como princípio político. Não se trata (ou não apenas) de não termos ferramentas para interpretar estes códigos ou palavras para decifrar esta gramática. É não esquecer, não abandonar a ideia de que este lugar também tem que ser aquele que devolve a política ao povo, que traça horizontes para o futuro e que discute visões de mundo. A batalha pelas quotas de poder, os jogos para garantir a sobrevivência de um partido ou de um candidato não são apenas secundários, mas geralmente um obstáculo para fazer política com corpos, onde “o povo”, onde os “cidadãos” se tornam humanos com rostos, direitos, e agência política.

Primeira semana na escola, Lição 1: reivindicar a inocência como princípio político. Isso não significa ser ingênuo. Significa simplesmente pensar fora da inércia. Não perder o foco. Trata-se de nunca deixar de nos surpreender, quase a partir de uma posição distintamente filosófica, sobre o que não é como deveria ser para que a política seja uma arte, mais próxima da arte do amor do que da arte da guerra.

Gala Pin é membro do parlamento espanhol.




Nenhum comentário:

Postar um comentário